Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864 | (53) 9842-84556
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Comunidade São Lucas de Pelotas investe na produção de energia solar

13/07/2021

placas 1
placas 2
solar 1
solar 2
1 | 1
Ampliar

“No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1.1). A afirmação de que Deus é o criador da vida consta já no primeiro versículo da Bíblia. Também o Credo Apostólico afirma “Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra”. A criação é de Deus! A responsabilidade pelo cuidado é nossa!

O Planejamento Missionário da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São Lucas em Pelotas prevê ações de cuidado com a criação. A instalação de um sistema para produção de energia solar é uma delas. Em 08 de julho de 2021, o sistema foi instalado.

A motivação foi o cuidado com a criação de Deus (energia limpa e de fonte inesgotável), a sustentabilidade (custo e impacto ambiental muito menores do que a energia de hidrelétricas) e a intenção de que essa atitude desperte curiosidade, inspire e motive mais pessoas, instituições e comunidades a planejarem ações semelhantes. Também avaliamos que essa ação pode chamar a atenção e, quem sabe, alimentar o desejo de mais pessoas integrarem nossa Comunidade, que cresce, também, em número de membros.

O investimento foi de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). O recurso veio da contribuição regular de membros. Em 5 anos, aproximadamente, o abatimento de valor nas contas mensais em consequência da energia produzida proporcionará o ressarcimento do investimento. O sistema possui projeção de funcionamento de 35 anos. Porém, após 30 anos, a quantidade de energia produzida começa a diminuir devido ao desgaste das placas. Neste período, já descontando o valor investido, estima-se uma economia de 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), recurso que será investido em outros objetivos missionários da Comunidade.

A energia gerada suprirá o consumo do salão da Comunidade São Lucas, secretaria, igreja, salas do culto infantil, sala da juventude e ensino confirmatório, residência do estagiário(a)/PPHMista, ponto de pregação, casa pastoral e cemitério. Isso é possível pelo fato de que as contas de energia desses imóveis constam no CNPJ da Comunidade. Assim, a energia produzida em um imóvel pode ser abatida do consumo dos demais. As contas de energia não vão zerar. Permanecerão as taxas mínimas e taxas de uso da rede. A redução do valor é estimada em 85%.

O ressarcimento que a Comunidade receberá do casal de pastores e do estagiário(a)/PPHMista referente a energia consumida nas respectivas residências integrará um fundo permanente de depreciação e substituição do sistema.

A previsão é de que a produção exceda em 25% o consumo. Motivo: quem sabe um dia teremos um veículo elétrico para o trabalho ministerial. Algo distante? Talvez. Mas, isso não nos impede de planejar e sonhar.

As 28 placas foram instaladas formando uma grande sigla “IECLB”, com 6,54 metros de largura por 19 metros de comprimento no telhado do salão. Talvez seja a maior sigla “IECLB” existente. Mas, disso não temos certeza.

Nossa gratidão aos membros que contribuíram com alegria para que mais este objetivo fosse alcançado. Gratidão pelo bom serviço prestado pelos funcionários e funcionárias da Schwalm Energia Solar.

“A graça do Senhor Jesus seja com todos” (Apocalipse 22.21).

P. Gleidson Ademir Fritsche e Pa. Beatriz Regina Haacke
 
 


Autor(a): P. Gleidson Ademir Fritsche e Pa. Beatriz Regina Haacke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense / Paróquia: Pelotas - Trindade
Área: Sustentabilidade / Nível: Sustentabilidade - Justiça socioambiental
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 1
ID: 63653

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br