Sínodo Rio Paraná



Rua Independência , 2107 - Centro
CEP 85902-015 - Toledo /PR - Brasil
Telefone(s): (45) 3252-2799 | (45) 3055-2711 | (45) 3252-2799
sinodorpr@uol.com.br
ID: 17

Testemunho Cristão é tema de Encontro Sinodal de Formação

O conteúdo pode ser acessado na íntegra pelo canal do Sínodo Rio Paraná no YouTube

16/11/2021

O Conselho Sinodal de Formação do Sínodo Rio Paraná promoveu na noite da última terça-feira, dia 16 de novembro, o Encontro de Formação Sinodal, com o tema: Testemunho Cristão. Apesar de muitas atividades já terem retornado à modalidade presencial, o encontro foi transmitido de forma on-line, com transmissão simultânea pelo Zoom e pelo canal do Youtube, o que possibilitou que o conteúdo fosse acessível a um maior número de participantes e também pela possibilidade de interação.

 O Pastor Sinodal, Afonso Weimer, destacou a importância do tema da formação. Ele frisou que as pessoas cristãs são definidas por três verbos: seguir, testemunhar e servir. “Nós seguimos ao Senhor Jesus. Nós testemunhamos deste Senhor Jesus Cristo e nós servimos ao Senhor e ao nosso semelhante como o Senhor serviu.”, resumiu o Pastor Sinodal. E ainda citou a última estrofe do hino Castelo Forte: “Se a morte eu sofrer, se os bens eu perder: que tudo se vá! Jesus conosco está. Seu Reino é nossa herança!” como definição da palavra testemunho. “Nós não nos apegamos àquilo que passa. Nós nos apegamos ao Reino do nosso Deus”, concluiu Weimer.

O assessor da Formação, P. Vernei Hengen, da Paróquia de Marechal Cândido Rondon – PR, presenteou as pessoas participantes como uma verdadeira aula sobre o tema. O Pastor, com mais de 23 anos dedicados ao Ministério Pastoral na IECLB, explicou que o testemunho cristão não é uma novidade, pelo contrário, ele sempre aconteceu. E acrescentou ser incumbência do povo de Deus / da Igreja transmitir e testemunhar o Evangelho no contexto em que se vive. De forma que testemunhamos o que vimos; ouvimos e vivemos.

O Testemunho Cristão é fundamental para a nossa Igreja, de forma que está presente na Constituição da IECLB, no artigo 3º participar do testemunho do Evangelho no país e no mundo; nas Metas Missionárias, no PAMI, na Educação Cristã Contínua e até mesmo na logo da Igreja é expressado o compromisso de testemunhar da fé cristã no contexto onde estamos inseridos/as. Na Bíblia, também são encontradas diversas passagens que frisam o tema. No Antigo Testamento, o povo israelita testemunhou o amor de Deus, como Deus libertador e único. O fato não ficou restrito àquela época, mas foi passado por gerações até chegarem a nós, de forma que “quem testemunha não deixa a memória coletiva morrer”, garante o palestrante. Assim também aconteceu no Novo Testamento, pois somos testemunhas do ressurreto. O ministro concluiu afirmando que Deus nos faz suas testemunhas “o chamado é pessoal (batismo, fé, servir com dons...) e também à Igreja Cristã. Mais que apenas servir, mas servir em amor”, ressalta o Ministro.

 Após a explanação, foi aberto um tempo de diálogo sobre o tema. O Pastor Sinodal, ainda compartilhou uma frase, que segundo ele ficou marcada após o tempo de apresentação do conteúdo e que também promove a reflexão: “Quem testemunha como cristão/cristã precisa amar às pessoas. Se eu não consigo amar, eu não consigo testemunhar Cristo para elas!”, resume.

O conteúdo completo pode ser acompanhado na íntegra, pois ele está gravado no canal do YouTube do Sínodo Rio Paraná – IECLB. 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.
Romanos 14.19
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br