Programa de Gênero e Religião

06/05/2021

3
1
2
1 | 1
Ampliar

Na quarta-feira, 28 de abril, foi realizado, na Faculdades EST, Culto Comunitário com instalação da nova coordenação e equipe do Programa de Gênero e Religião (PGR) e da Comissão de Acompanhamento da Política de Justiça de Gênero/PJG da instituição.

O culto, celebrado pela Equipe PGR e pela Pastoral da Faculdades EST, foi embalado pelo amor de Jesus, pela Ruah divina, por lembranças e pela junção de retalhos que vão formando a colcha de histórias conjuntas, de lutas e conquistas, de sonhos por justiça e igualdade. Na ocasião foi vivenciado um momento especial de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho e compromisso da Prof.ª Dra. Marcia Blasi durante o período em que atuou na coordenação do PGR (2013-2021).

Na pregação, inspirada no texto bíblico de 1 João 3.16-24, a teóloga Sabrina Senger destacou a importância do amor de Deus por todos e que este amor não acontece só por meio de palavras, mas sim, através de ações. A justiça de gênero acontece por meio da construção de relações justas e equilibradas entre mulheres e homens. Assim se experimenta e se exerce o amor de Deus em comunidade e na sociedade.

Durante o culto foi lembrada parte da história da construção e implementação da Política de Justiça de Gênero na Faculdades EST, e foi exibido um vídeo de fotos sobre a trajetória da Professora Marcia no PGR e na Faculdades EST.

O P. Antônio conduziu um momento de bênção para a coordenação do PGR, constituída pela P.ª Dra. Marli Brun e pela Teóloga Ma. Sabrina Senger, que assumem o trabalho de coordenação do PGR; para toda a equipe do PGR e para Comissão de Acompanhamento da Política de Justiça de Gênero.

O reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, trouxe sua palavra de saudação, relembrando a trajetória conjunta e destacando a compreensão Luterana de que “somos pessoas justificadas mediante a Graça de Deus e, por meio dela, somos vocacionados e vocacionadas.” A partir do texto de Gálatas 3.28, “enfatizou que somos pessoas criadas à imagem e semelhança de Deus e, por isso, não devemos fazer qualquer tipo de distinção ou discriminação entre as pessoas”.

A Professora Marcia agradeceu pela partilha no momento de culto, pelo testemunho bíblico e teológico e por toda a parceria na sua caminhada como coordenadora do Programa de Gênero e Religião. Seguem palavras da Profa. Marcia para a Equipe PGR: “Sou imensamente grata pela vida de vocês e por seguirem juntas na construção de um mundo justo e bom. Sou grata por tudo que construímos e vivemos no PGR, e tenho muito orgulho do trabalho coletivo e conjunto que criamos. Não sou mais a mesma que chegou. Que Deus continue abençoando o trabalho de vocês. Contem sempre comigo!”
A Pa. Dra. Márcia Blasi ocupa agora o cargo de Executiva do Programa de Justiça de Gênero e Empoderamento de Mulheres da FLM.

Confiantes no amor de Deus, seguimos comunitariamente comprometidas e comprometidos com o testemunho desse amor, através da justiça e da solidariedade.  

COMUNICAÇÃO
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br