Plano de Ação Missionário da IECLB - PAMI



Telefone(s): (51) 3284-5400
ID: 3058

Planejamento Estratégico é prioridade da Secretaria de Missão da IECLB para os próximos meses

03/02/2021


Após a saída do Pastor Pedro Puentes, no final do ano passado, as atividades da Secretaria estão sendo coordenadas pelo Pastor Odair Braun, Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB


“A missão precisa encantar as comunidades e membros para que coloquem dons e talentos a serviço”, assim constata P. Odair Braun, Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB, que, desde o final de 2020, responde pela Secretaria de Missão da Igreja. A decisão foi tomada em conjunto com o Conselho da Igreja, que designou à Presidência da IECLB atender, temporariamente, os assuntos referentes à missão interna, após a saída do Pastor Pedro Puentes da função. Pastor Odair Braun é, também, Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema, no qual continuará exercendo sua função, enquanto dedica tempo aos assuntos de Missão na IECLB.

Durante o tempo de transição, como define P. Odair, a prioridade para o trabalho é elaborar o planejamento estratégico. Consonante com as Metas Missionárias aprovadas no Concílio de Curitiba, em 2018, o planejamento auxiliará na tomada de decisões e permitirá um olhar amplo acerca das demandas e necessidades. “Destas avaliações certamente virão importantes aprendizados e norteadores para ações futuras, bem como evidenciar aspectos importantes em relação aos perfis das comunidades e aos perfis dos ministros e ministras”, pontua.

Além do acompanhamento e avaliação dos projetos missionários e desenvolvimento da Campanha Nacional de Ofertas Vai e Vem, P. Odair também destaca a necessidade de desenvolver os programas nacionais com potencial missionário que já existem na IECLB, como o trabalho com casais e o programa Missão Criança. “A tarefa é ampla e desafiadora. Planejar, avaliar e desafiar devem ser atitudes constantes. O alvo deve ser o anúncio da Boa Nova”, acrescenta. Além disso, observa que a atuação conjunta com a Presidência e Sínodos é fundamental para a atuação da Secretaria.

SÍNODO - A atuação como Pastor Sinodal e, nos últimos dois anos, como Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB, contribuiu para a aproximação com o tema da missão. “Na caminhada sinodal, procuramos atuar a partir da formação de pessoas, desafiando e incentivando para um olhar mais amplo e desafiador, para sermos Sal da Terra e Luz do Mundo”, observa. De acordo com P. Odair, o Sínodo Paranapanema – que abrange regiões do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo – possui um perfil muito diverso em termos de comunidades, o que justifica um olhar cuidadoso para a missão em cada um destes espaços e contextos.

Para conciliar as atividades, explica que, “na prática, neste primeiro momento, 30% do meu tempo será canalizado para as atividades da Secretaria de Missão”. Como a maioria das atividades, tanto na Sede da Igreja quanto no Sínodo, estão acontecendo de modo online, P. Odair pontua que as atividades não sofrerão prejuízo nem na Secretaria e nem no Sínodo. “Uma semana por mês estarei na sede da IECLB em Porto Alegre. No contexto sinodal, a Diretoria Sinodal é atuante e dá apoio, assim como o vice pastor Sinodal Alfredo Hagsma”, finaliza.
  


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
REDE DE RECURSOS
+
Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br