Paróquia Barra do Rio Cerro celebra jubileu de 100 anos

Sínodo Norte Catarinense

09/07/2022

Foto 03-07-2022 09 45 01
Foto 03-07-2022 10 52 28 - Copia
Foto 03-07-2022 10 53 16 - Copia
Foto 03-07-2022 13 55 33
1 | 1
Ampliar

A Paróquia Barra do Rio Cerro, Jaraguá do Sul/SC, realizou um culto festivo de gratidão a Deus. O templo lotou com a participação de mais de 600 pessoas.

Estiveram presentes autoridades civis e eclesiásticas. Entre elas a Pa. Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a Pa. Silvia Beatrice Genz, a Secretária do Ministério com ordenação da IECLB a Pa. Ruth Musskopf, o P. Sinodal do Sínodo Norte Catarinense P. Dr. Claudir Burmann, o Presidente do Conselho Sinodal Sr. Roberto Luis Carneiro e outros ministros e ministras e representantes religiosos das igrejas Católica e da IELB. Também esteve presente o prefeito municipal Sr. José Jair Franzner e Sr: Jonathan Reinke representando a Câmara de Vereadores, e Claudia Siewerdt, representando a Escola onde a Igreja Luterana nasceu na Barra do Rio Cerro, Escola Gertrudes Steilein Milbratz. Também o casal Wander e Laurita Weege que muito tem auxiliado uma das comunidades da Paróquia, e também pessoas representantes das paróquias vizinhas.

O culto foi conduzido em conjunto com o P. Sinodal Claudir e Pa. Presidente Pa. Silvia (fez a pregação da Palavra), e pastores da Paróquia, P. Elpídio Carlos Hellwig e Pa. Marli Seibert Hellwig. O culto foi muito bonito com uma bela mensagem e hinos acompanhados por instrumentistas, grupos de canto Unidos em Cristo, Alegria em Cristo, coral de Rio Cerro e trombonistas de Schroeder e também das crianças do Culto Infantil.

Após o culto houve a cerimônia com homenagens e palavra livre para autoridades, ex-ministros, ex-presidentes da Paróquia. Houve agradecimento à comissão que organizou as diferentes atividades pelos 100 anos, e aos grupos que aceitaram o desafio da “ação 100”.

Ao meio-dia, foi servido um gostoso almoço, preparado por equipes das quatro comunidades da Paróquia. Tudo aconteceu de uma forma tranquila, participativa e bonita. Um dia digno de ser lembrado na história de Jaraguá do sul e da Igreja como um todo.

Histórico
Nos anos 1890 a 1899, vieram os primeiros imigrantes europeus luteranos para a região e com isso começam a se formar as primeiras comunidades de Rio da Luz, Rio Cerro e Luz Alto, as quais estavam integradas a Paróquia Jaraguá. Os cultos eram celebrados na antiga Gemeindeschule Rio da Luz I – hoje Escola Municipal de Ensino Básico Gertrudes Steilein Milbratz.

Com o passar dos anos, a Paróquia Jaraguá foi ficando muito grande, razão pela qual decidiu-se formar as Paróquias Jaraguá I e Jaraguá II. Em 1º de julho de 1922 é formada a Paróquia Jaraguá II com sede na entrada do vale do Rio da Luz, hoje chamada de Barra do Rio Cerro. O comerciante Sr. Wilhelm Weege doou as terras para a construção da nova sede paroquial.

A Paróquia e suas comunidades foram crescendo e veio à necessidade de uma nova subdivisão que deu origem a outras duas Paróquias: Rio Cerro em 1995 e Bom Samaritano em 2012.

Atualmente a Paróquia Barra do Rio Cerro é composta pelas Comunidades: Comunidade Cristo Salvador, Comunidade da Paz, Comunidade Apóstolo Paulo, Comunidade Apóstolo Pedro e Ponto de Pregação Salão Barg.

A Paróquia é grata a Deus por sempre ter guiado as pessoas membros, ministros, ministras, e as lideranças desta Paróquia e Comunidades nestes 100 anos de história. Seguiremos confiando no agir de Deus em nossas vidas.
 


Autor(a): Paróquia Barra do Rio Cerro - Jaraguá do Sul/SC
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Jubileus
ID: 67551
COMUNICAÇÃO
+
Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br