Oportunidade para participar do Acampamento de Jovens em Puerto Fonck - Chile

17/11/2023


No ano de 2023 foi dado início a um projeto de intercâmbio entre jovens da  Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Igreja Luterana no Chile (ILCH). O projeto visa a troca de experiências, aprendizado e vivência da fé.

Em janeiro/2024, acontece o Acampamento de Jovens em Puerto Fonck, organizado pela Igreja Luterana no Chile (ILCH). O acampamento é um espaço de crescimento espiritual e reflexão para jovens, dentro de um contexto de vida comunitária na tradição luterana.

Tema: “Unidos”, referindo-se ao texto de Efésios 4.4, que diz: “Há um só corpo, e um só espírito, e uma só esperança, para qual Deus chamou vocês”.

 

O acampamento da ILCH é dividido em duas partes:
 

13 a 17/01/2024 - É realizado o Acampamento das pessoas colaboradoras, que consiste em preparar as pessoas que ajudarão no Acampamento de Jovens. Podem participar deste acampamento de formação pessoas a partir de 18 anos de idade. Durante este período, as pessoas colaboradoras se conhecem e são realizadas oficinas de formação para preparação dos temas e atividades para o Acampamento de Jovens.

20 a 26/01/2024 – Acontece o Acampamento de Jovens, coordenado pelo grupo de pessoas colaboradoras. Pessoas jovens (de 14 aos 20 anos de idade) da ILCH são recebidas neste acampamento. No acampamento são oferecidas oficinas, reflexões bíblicas, noites temáticas, jogos, entre outras atividades.

Os dois acampamentos contemplam momentos de estudo e espiritualidade, de brincadeira e diversão, com atividades para lazer e/ou esportivas. 

 

A Igreja Luterana no Chile quer compartilhar essa experiência com irmãos e irmãs de outros países e a IECLB tem a possibilidade de enviar 5 pessoas jovens. A partir do convite da ILCH, estão abertas as inscrições para um processo seletivo que escolherá 5 jovens da IECLB para participar deste programa de intercâmbio.

Número de vagas: 5 (cinco)

Análise das candidaturas: Será feita pela coordenação do CONAJE e Coordenação do Trabalho com Jovens e Programas de Intercâmbio, juntamente com a apreciação do P. Dr. Mauro Batista de Souza, Pastor 2º Vice-Presidente e Assessor para Missão Global e Ecumenismo, e do P. Olmiro Ribeiro Junior, Secretário da Ação Comunitária.

Critérios de seleção e requisitos básicos para participar do acampamento:

  • Ter entre 18 e 25 anos completos no ato da inscrição;
  • Ter participado do 25º CONGRENAJE;
  • Participar ativamente de grupo de Juventude Evangélica e/ou de uma comunidade da IECLB;
  • Comprometer-se com a presença integral em ambos os acampamentos;
  • Demonstrar interesse em aproximar-se das pessoas, disposição para integrar-se e abertura para aprender;
  • Ter disposição para dialogar em um contexto intercultural;
  • Participar de encontro online para preparação e das avaliações posteriores;
  • Saber se comunicar em espanhol ou inglês não é uma exigência, mas será um diferencial;
  • Assumir o compromisso de continuar seu envolvimento, após o período do intercâmbio, no trabalho com jovens ou em outras atividades na comunidade/paróquia/sínodo de origem;
  • Assumir as despesas de locomoção e encaminhamentos de confecção de passaporte;
  • Preencher corretamente o formulário de candidatura, anexando os documentos necessários (carta de motivação, recomendação e anuência do ministro ou da ministra);
  • Em caso de desistência dias antes do evento, ressarcir as despesas com a viagem (observação: em caso de saúde, apresentar atestado).
     


Para candidatar-se para essa oportunidade, é necessário preencher o formulário CLICANDO AQUI
 

Ao formulário de inscrição devem ser anexados três documentos, que serão utilizados para avaliar como a pessoa inscrita atinge os critérios de seleção:

  • Uma carta de motivação da pessoa interessada, que conte sobre seu envolvimento no trabalho com jovens e/ou comunitário na IECLB e partilhe o que a motiva a participar do intercâmbio, bem como apresente de que forma ela pretende dar continuidade ao seu envolvimento na IECLB depois de retornar.
  • Uma carta de recomendação que ateste o envolvimento da pessoa interessada com a IECLB. Pode ser uma carta do COSIJE (Conselho Sinodal da Juventude Evangélica), de uma liderança do seu grupo de jovens, do presbitério de sua comunidade, de ministro ou ministra da IECLB, entre outros.
  • Uma carta de anuência do ministro ou ministra da comunidade da pessoa interessada, que ateste que ela é membro da IECLB devidamente inscrita.
     

O preenchimento do formulário de candidatura deve ser realizado até as 23h59 do dia 29/11/2023. Encerrado o período de candidaturas, a pessoa interessada poderá ser convocada para uma entrevista com a equipe de seleção, que deve ocorrer no período entre 30/11/2023 e 05/12/2023.

 

Importante:

  • As despesas de viagem alojamento e alimentação no período dos acampamentos serão cobertas pelo Projeto entre IECLB e ILCH.
  • No caso de não ter o passaporte, a pessoa selecionada deve se comprometer em encaminhar o processo de solicitação em, no máximo, 05 dias, após receber a confirmação de sua seleção para o evento.
  • A divulgação das 5 pessoas selecionadas será no dia 07/12/2023.
  • O encontro de preparação online acontecerá no dia 11/12/2023, das 19h30 às 21h30.
     

O intercâmbio traz a oportunidade de fortalecermos nossa fé e ações para a missão de Deus.

 

Em Cristo,

Natan de Oliveira Schumann
Coordenador do Conselho Nacional da Juventude Evangélica - CONAJE

Diác. Simone Engel Voigt
Coordenação do Trabalho com Jovens e Programas de Intercâmbio
Secretaria da Ação Comunitária
 

COMUNICAÇÃO
+
Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br