Obra Missionária de Metais Acordai - OMMA



ID: 2536

VIII Encontro Nacional de Coros de Metais: 22 a 25 de agosto de 2019 em Pomerode/SC

25/08/2019

AcordaiIV
AcordaiV
AcordaiVI
Acordai
Acordai.Ijpg
1 | 1
Ampliar

O Sínodo Paranapanema teve uma participação expressiva, inédita, neste encontro. Participamos com 17 pessoas da Paróquia de Cachoeira em Guarapuava, 19 pessoas de Curitiba e 03 de Telêmaco Borba.

O evento foi realizado no Centro de Eventos do Município de Pomerode. A União Paroquial de Pomerode se empenhou e consegiuiu hospedar centenas de pessoas em casas de famílias, possibilitando proximidade e extreitando os laços entre os hospedeiros e os hóspedes.

Os ensaios iniciaram na quinta feira, dia 22/08 a tarde. Durante o encontro foram oferecidas oficinas para iniciantes, de regência e tecnica e realizammos ensaios intensivos no grande coro. Os trabalhos tecnicos foram conduzidos pelos três regentes da Alemanha e por um expressivo número de regentes brasileiros. Isso proporcionou uma significativa elevação nivel na nossa qualidade musical dos participantes.

A programação contou com uma noite cultural na sexta feira, onde o grupo da Paróquia de Cachoeira também fez uma apresentação. No sábado de noite os grupos se dirigiram a Igrejas de Pomerode, Indaial, Blumenau e Brusque onde tocaram nos cultos e fizeram apresentações musicais. O evento culminou com um culto-concerto na manhã de domingo onde compareceu um enorme número de pessoas.

Como de praxe, os custos do encontro foram cobertos através de uma rifa que foi vendida num grande número de paróquias da IECLB. Agradecemos a todas as pessoas que colaboraram adquirindo números dessa rifa.

A viagem de ônibus turismo somente foi possível graças à suplementação financeira do Sínodo Paranapanema, da Comunidade Melanchton de Curitiba e do grupo de OASE da Comunidade de Cachoeira. Externamos os nossos sinceros agradecimentos por este significativo auxílio.

Durante o encontro foi realizada a assembléia da Obra Missionária de Metais Acordai, em que foi eleito o senhor Armindo Klitzke, de Domingos Martins, ES,como presidente. Do Sínodo Paranapanema foram eleitos Robson Natividade, de Curitiba, como vice secretário e Adriano Rietmann, de Pinhão, como suplente na representação no Conselho Nacional de Música da IECLB.

O próximo encontro nacional de coros de metais já está agendado para agosto de 2023 na Associação Diacônica Luterana em Serra Pelada ES, um colégio evangélico que está investindo vigorosamente na formação musical, especialmente no coro de metais.

 Visto que se trata de uma viagem mais longa e com um custo mais elevado, urge que os coros de metais, as comunidades, as paróquias e o sínodo façam desde já um planejamento de suplementação financeira. Quem sonha realiza.

Estimamos que cerca de 80% dos participantes deste encontro são jovens. Estes ensaiam semanalmente e seu labor os remete diretamente aos cultos em suas comunidades onde tocam os hinos. Este fato merece total atenção de todas as instâncias da IECLB, nesse tempo em que encontramos enormes dificuldades em manter os nossos jovens na Igreja. Outro fato é que os trombonistas com mais idade relatam quase todos que iniciaram a tocar no coro de metais quando eram jovens. É um trabalho missionário que os envolve e motiva, de modo que a maioria o abraça de modo vitalício. Portanto, investir na criação e na manutenção de coros de metais não pode ser entendido como despesa, mas como um auspicioso investimento.
 

Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br