Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas - OASE



ID: 2543

110 anos da OASE Centro de Santa Cruz do Sul/RS

16/06/2020

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
CM online 01
CM online 02
1 | 1
Ampliar

A Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas de Santa Cruz do Sul – OASE Centro – completa no dia 17 de junho de 2020 seus 110 anos de trabalhos em benefício da comunidade Santa-cruzense.

Vamos relembrar a história da OASE CENTRO

As Senhoras Evangélicas de Santa Cruz aceitaram o desafio de colaborar nos problemas de assistência social, atendendo ao apelo feito pela Assembleia Geral do Sínodo Rio Grandense em maio de 1910. Em 10 de junho do mesmo ano, fundaram a sua “FRAUENHILFE”. A primeira reunião realizou-se numa sala do Clube União em 17 de junho de 1910 com a participação de muitas senhoras. Neste início não houve uma diretoria, cada voluntária procurava auxiliar com seu DOM e dentro de suas possibilidades, mas com muito amor, carinho e vontade de ajudar o próximo.

No dia 02 de julho de 1911 – a OASE festejou seu primeiro aniversário com solenidade realizada nas dependências da Loja Lessing. Em 27 de julho de 1911 foi eleita sua primeira diretoria: Presidente: Sra. Pastor FRIEDRICH HILDEBRAND MARIE LECHLER; Secretária: Sra. Pastor Lechler; Tesoureira: Sra. Schönwald; Conselheiras: Lydia Hildebrand, Sra. Dr. Schmidt, Sra. Emma Schütz e Sra. Siegert.

Os trabalhos da OASE foram se desenvolvendo que pensaram em construir sede própria, deveria ser um local que a qualquer momento pudessem se realizadas tarefas e reuniões de planejamento e ainda no mesmo prédio deveria funcionar um Jardim de Infância.

Assim em 25 de março de 1928 foi lançada a pedra fundamental desta edificação e sua inauguração festiva ocorreu em 29 de julho do mesmo ano. O amplo e belo prédio passou a sediar as reuniões da OASE e o Jardim de Infância Tiradentes da Irmã Paula Berghaus, tornou-se uma verdadeira colmeia de atividade feminina.

Em 1947, a OASE e a Comunidade Evangélica iniciaram uma campanha para a construção do “Centro Evangélico” destinado para jardim de infância, ensino religioso aos confirmandos, reuniões da OASE, coro e moradia. A inauguração aconteceu em março de 1953.

Desde 1960, senhoras da OASE fazem visitas hospitalares e domiciliares a doentes e idosos. Nesta época iniciou-se a “Campanha do quilo”, com ajuda de Patronesses em favor de necessitados. Em 1984 iniciam as Galinhadas com o sistema de patronesses, ocasião em que as convidadas pagavam a janta mediante quilos de alimento que eram destinados para pessoas necessitadas da comunidade. Em 2020 completamos 36 anos de Jantar Galinhada.

A partir do ano de 2000, iniciamos um grupo de ¨OASE Noturna¨ pensado para mulheres impossibilitadas em participar do encontro à tarde por exercerem além das atividades domésticas, atividade profissional, estes encontros acontecem na terceira quinta-feira do mês, com início às 19 horas.

Em junho de 2000 a OASE Centro criou um grupo de canto para visitar pessoas idosas no seu aniversário, a partir de 80 anos, membros da Comunidade Centro e da OASE Centro levando uma vela e um cartão. Em 2020 completa 20 anos que o grupo de canto, além de cantar, leva amor, carinho e alegria.

Em 1992 nasceu o trabalho diaconal da OASE Centro e da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Santa Cruz – centro com o ¨PROJETO ALEGRIA E ESPERANÇA¨. Em 2020 completamos 28 anos de atividades. A cada ano tentamos nos atualizar nas diversas atividades oferecidas: oficina de música: canto e instrumento; aprendizagem; artes; trabalhos manuais; teatro, danças, além de palestras educativas. Contamos com profissionais na área da psicologia, música, dança, teatro, demais atividades são coordenadas por voluntários da nossa própria OASE/Comunidade. Para desenvolver esta atividade diaconal o apoio financeiro de pessoas físicas, jurídicas, instituições eclesiásticas nacionais e internacionais, Prefeitura Municipal de Santa Cruz além de projetos encaminhados a entidades públicas e ou privadas é fundamental. A oficina de velas artesanais confeccionadas por voluntárias da OASE, também ajuda na manutenção são comercializadas na secretaria da Comunidade ou por encomenda.

Quanta gratidão...Gratidão a Deus...Gratidão à vida! Vamos continuar com o coração pulsando e jubilando pela missão da igreja, que é a expressão fiel da nossa vocação e diaconia na missão de Deus.

Marlene Fuerstenau – Presidente
Dulce dos Santos – 1ª Vice Presidente
Marly Dreher – 2ª Vice Presidente
Marguit Stapenhorst – 1ª Secretaria
Elfi Roedel – 2ª Secretaria
Lizete Bechert – 1ª Tesoureira
Traudi Meurer – 2ª Tesoureira
 

É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br