Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905 | (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Reunião com Presidentes de Paróquias

02/07/2020

Na noite de 30 de junho, com parte da Diretoria do Conselho Sinodal, a Pastora Sinodal Tânia Cristina Weimer e o Pastor Vice Sinodal Charles Werlich, foi realizada mais uma reunião virtual com presidentes das Paróquias que compõe o Sínodo. Das 29 paróquias se fizeram presentes 23 presidentes, três justificaram a ausência devido a uma instabilidade na internet e deixaram a sua opinião sobre a suspensão ou não de cultos e encontros presenciais. A Pa. Tânia dirigiu uma meditação a partir do lema do mês de julho, conforme 1 Reis 119.7: “O anjo do Senhor voltou e tocou nele dizendo – Levante-se e coma; se não, você não aguentará a viagem”. Nas falas e depoimentos de presidentes foi constatado que todos e todas estão receosos, não se sentindo seguros em retornar aos cultos e demais encontros presenciais. Como no momento o Estado está na curva ascendente do COVID- 19, a grande maioria é de opinião que as atividades com público devem ser adiadas, pelo menos pelas próximas semanas. O distanciamento social foi apontado como medida importante. A Pa. Tânia relata: “Presidentes entendem que neste momento é muito importante a unidade e a solidariedade.” Outras preocupações manifestadas são com ministros e ministras que estão em grupo de risco. Há perguntas em relação à Batismo e Oração Memorial. Em muitas Paróquias o Ensino Confirmatório passou a ser realizado de forma online e com possibilidade de realizar um intensivo no início do próximo ano. Os cultos de Confirmação estão sendo pensados para abril e maio do ano que vem. Ministros e Ministras estão acompanhando as famílias enlutadas através de orações, mensagens e telefonemas. A decisão sobre o momento certo para a retomada de cultos é um decisão muito difícil. Mesmo recebendo críticas e sendo apontada como “a única igreja da cidade com portas fechadas e sem cultos” ainda é um momento importante onde devemos aguardar e aguentar um pouco mais. Foi mencionado que se deve cuidar quem a gente escuta, pois não dá para ouvir todas as vozes, mas sim a voz do Evangelho. Nesse momento é importante que todos dialoguem e se empenhem pelo cuidado com a vida. As lideranças foram chamadas a permanecer firmes no Evangelho, a se alimentar da Palavra de Deus e da oração. “Precisamos estar bem alimentados para atravessar esse deserto, assim como foi com o profeta Elias”, concluiu a Pastora Sinodal. Encerrando o encontro a pastora sinodal e a diretoria agradeceram a todos e todas pelo trabalho, esforço e comunhão, no trabalho da Igreja enfatizando o versículo lema do mês de julho: “Levante-se e coma; se não, você não aguentará a viagem” (1 Reis 19.7).
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br