Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905 | (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Dons a serviço da vida - Libório Molter - uma história de vida e fé

Libório Molter - uma história de vida e fé

22/04/2021

1
2
3
4
1 | 1
Ampliar

Libório Molter, homem de muita fé, que recebeu de Deus o dom muito especial de servir. Exerceu o ofício de coveiro e de sineiro na IECLB na Comunidade Evangélica em Boa Vista do Herval, Paróquia Evangélica São Miguel em Dois Irmãos.

Libório nasceu em 27/05/1939 em Dois Irmãos e é casado com Erna Jung. O casal teve três filhas: Neusa, Nelsi e Nilce. Cuidaram e amaram também Jussara como filha, uma menina com deficiência.

Libório dedicou sua vida à comunidade Evangélica de Boa Vista, agricultor, transportava pessoas ao hospital com seu Jeep. Dedicou sua vida ao zelo pelo cemitério, pátio da Igreja e todo o cuidado com o Centro Evangélico e o prédio da Igreja.

Mas sua dedicação não se restringe somente aos serviços prestados à Comunidade Evangélica de Boa Vista: doou o terreno para a Creche Dona Hilda, arrumou os documentos e escrituras para a igreja, fez a doação do terreno para construção da Casa Pastoral em Boa Vista do Herval. Esta casa que agora está sendo construída e tem dado alegria a Libório, que quer ver a casa pastoral ainda ser inaugurada.

Desde 1961 é zelador e sineiro, cujas funções ele sempre fez com muito amor e carinho. É um exemplo para a Comunidade. Foi líder, presbítero e presidente da Comunidade em 1981, 1982, 1983 e também em 2001. Na gravação de sua entrevista ele lembra dos pastores e pastoras que serviram na comunidade e conta como foram as lides no cemitério, melhorias realizadas e fatos acontecidos.

Como diz o pastor Leomar Fenner, ministro da comunidade: ”Libório e Erna são sineiros da comunidade. Eles servem à comunidade com zelo e dedicação há 60 anos. A gente chega para as celebrações e lá estão eles para recepcionar e ajudar no que for preciso. Agora Libório está debilitado, teve AVC, mas Erna, a filha Nilce e o neto Deivid ajudam e continuam a tocar o sino.”

O costume e a rotina de tocar sinos em vários momentos chama a atenção da comunidade para algo que aconteceu. O templo tem dois sinos, sendo agora um automatizado. O sino não automático continua sendo tocado nos horários de cultos e nos horários de sepultamentos.

O badalar dos sinos todos os dias, às 6h anuncia a esperança de um novo dia cheio de paz, amor, justiça. Às 11h30 avisa o horário do meio dia e às 18h, anuncia o findar do dia com gratidão.

Gesto bonito este de tocar o sino. O povo do interior sabendo todos os sinais quando o badalar dos sinos. Também toca quando alguém falece e aí o sino tem seu badalar diferente. Quando tem culto é anunciado no dia anterior com o badalar dos dois sinos ao mesmo tempo. Interessante, quando falece alguém na comunidade evangélica o povo fica sabendo ouvindo o badalar do sino no meio da manhã ou tarde. Sendo o falecimento de criança é o sino pequeno que é tocado e se for adulto é o sino grande, de badalar forte. As pessoas também sabem sem sair de casa o horário do enterro, pois no final do anúncio dá as badaladas da hora do enterro pausando alguns segundos de diferença.

São sinais bons dos sinos anunciando “Louvem a Deus com pratos musicais. Louvem bem alto com pratos sonoros.” Salmo 150.5
Libório, Erna e familiares, agradecimentos pelos dons e tempo ofertados à comunidade nestes anos de doação.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Muitos bens não nos consolam tanto quanto um coração alegre.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br