Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Ações diaconais para auxiliar famílias atingidas na enchente seguem acontecendo em Paróquias e Comunidades do Sínodo

Comunidades seguem com o trabalho voluntário em diversas frentes: confecção e distribuição de marmitas, limpeza de áreas atingidas, arrecadação e triagem de doações e entrega nos abrigos

16/05/2024

1 | 1
Ampliar

Muitas cidades foram atingidas por esta catástrofe climática com todas as suas consequências. Muitas pessoas perderam tudo. Seus bens e suas memórias e histórias. Muitos estão em abrigos e precisam da nossa ajuda e orações. Sigamos unidos e unidas nesta corrente de solidariedade, fazendo o bem a quem neste momento tanto precisa. Compartilhamos, a seguir, algumas ações que estão acontecendo em nossas Paróquias e Comunidades.

A Paróquia de Estância Velha cedeu o espaço do salão comunitário da OASE, criando uma parceria muito bacana com o projeto Marmitas do Bem de Estância Velha, que está produzindo marmitas para as pessoas desabrigadas. Estão envolvidas 700 pessoas nesta preparação dos alimentos, entre membros e não membros da comunidade. Por dia, estão sendo preparadas 3000 marmitas. Até agora, já foram entregues mais de 30 mil refeições. Antes de saírem para a entrega dos alimentos nos abrigos, o ministro e a ministra da Paróquia, P. Paulo e Pa. Francinne, realizam uma oração com o grupo de voluntários e voluntárias. Jovens confirmandos e confirmandas também estão se envolvendo na iniciativa, escrevendo mensagens e versículos nas tampas das marmitas.

Na Paróquia de Linha Pinheiro Machado, Comunidade de Brochier, estão sendo arrecadadas doações como cobertores, mantas, roupas de frio para serem destinadas as vítimas das enchentes. Caso queira ajudar com algum valor também pode. As doações podem ser entregues na casa pastoral, no Salão da Mara.

A Paróquia de Farroupilha se empenhou na produção de deliciosos biscoitos (grostoli) para entregar para o lanche dos abrigos. A Paróquia também está arrecadando doações para entregar às famílias necessitadas. Além disso, no próximo domingo, 19 de maio, acontecerá no Centro Comunitário Luterano em Farroupilha um almoço solidário, em comemoração pelo aniversário de fundação do templo. Cada participante pode trazer itens para doação, como roupas, cobertores, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, água mineral e ração para cães e gatos. Além disso, o lucro arrecadado na venda de números do “rifão” será revertido em doações.

Na Paróquia de Rolante, as doações seguem sendo arrecadadas. A partir de 17/05 (nas sextas-feiras) haverá atendimento no Espaço da Diaconia com Brechó, varal solidário e doação de móveis e calçados de acordo com as doações recebidas.

Em Nova Petrópolis, o movimento de ajuda não cessa. O povo tem se mobilizado num esforço gigantesco para auxiliar. Um dos principais pontos de coleta de doações funciona nas dependências da Comunidade da IECLB. Pessoas voluntárias ajudando em todas as frentes são das mais diferentes denominações.

Tudo o que chega é repassado para as pessoas que mais necessitam. A todo momento, carros particulares, caminhões cedidos saem com donativos para as mais diversas localidades. Equipes de limpeza com voluntários dispostos a seguir para cidades vizinhas também se mobilizam.

A sede da Paróquia Evangélica Luterana que está servindo de base para recebimento e distribuição fica na esquina das ruas Rio Branco e Sete de Setembro. A entrada para doações é pela rua Rio Branco.

Na Comunidade de Rincão dos Ilhéus em Estância Velha, as doações seguem chegando! As pessoas precisam muito de ajuda. Toda a doação é bem-vinda. A secretária da Comunidade, Sra. Margarida, está à disposição para receber donativos. Além disso, em uma iniciativa conjunta do Presbitério da Comunidade, Grupo de OASE, Grupo da JETRI (Juventude Evangélica) e demais membros, na tarde da última segunda-feira, 14/05, foram produzidos 315 pacotes de bolacha caseira para serem distribuídos para os abrigos da região que estão acolhendo famílias atingidas pela enchente.

Já a Paróquia de São José do Hortêncio, no próximo domingo (19/05), às 13h30, promoverá um bingo no campo de futebol de Linha Nova Baixa. Metade do valor será destinado às pessoas atingidas pelas enchentes. A cartela individual será vendida a R$ 10,00 e três cartelas serão vendidas por R$ 25,00. Serão mais de 90 prêmios.

A Paróquia de Três Coroas, fortemente atingida pela enchente, no último domingo, realizou uma reunião de oração pelas pessoas e famílias que sofrem com as perdas nas enchentes.

Vamos continuar com esta importante rede de diaconia e solidariedade!
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br