Copa do Mundo - World Cup - Weltmeisterschaft - Copa Mundial



ID: 2799

Celebração ecumênica no encerramento da Copa do Mundo

14/07/2014

Celebrantes
LOGO IECLB COPA
1 | 1
Ampliar

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, através do Conselho de Igrejas Cristãs do Estado do Rio de Janeiro e a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro celebraram o fim de suas atividades relativas à Copa do Mundo da FIFA no dia 12 de julho de 2014, na Igreja Nossa Senhora da Candelária, centro do Rio de Janeiro.

Contando com a presença de representantes de várias igrejas, a comunidade ecumênica carioca, juntamente com visitantes e turistas, agradeceram a Deus pelo período da copa, pela paz, pela festa, pela celebração do encontro entre os povos que vieram ao Brasil, pela hospitalidade do povo brasileiro, pela alegria da oportunidade de termos sido anfitriões competentes e generosos do evento desportivo mundial de maior porte.

A celebração foi conduzida pelos pastores: Daniel Cabral (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil), Edson Fernando (Igreja Cristã de Ipanema), José Roberto Cavalcante (Igreja Presbiteriana Unida), Lusmarina Campos Garcia e Matthias Tolsdorf (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) e pelo padre católico Leandro Lenin (pastoral do esporte da Arquidiocese do Rio de Janeiro). Rafael Xavier Schuartz representou a Secretaria Geral da Presidência da República.

O grupo musical regido por Anton Steuxner cantou peças de canto gregoriano trazendo uma mescla rica de estilos musicais, uma vez que a comunidade entoou cantos em ritmo de marcha-rancho e samba.

A liturgia, produzida pela IECLB para este período específico da copa, foi adaptada para o evento. As canções, compostas a partir do imaginário do futebol, relacionaram fé e vida.

Nos agradecimentos, mencionou-se a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, pelo apoio intelectual e financeiro para o CONIC Brasil nos projetos relacionados à Copa do Mundo, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, na pessoa de Dom Orani João Tempesta, a Igreja Nossa Senhora da Candelária, os músicos do sexteto: Anton Steuxner, Marilene Massal, Nina Malm, Bernardo Arbex, Paula Moraes e Sabina Stillhard, os músicos comunitários: Pierre Des Caves e Oswaldo, a designer gráfica Rose Araújo, a mídia, e todas as pessoas presentes.


Veja liturgia da celebração e também Alocução da Pastora Lusmarina Campos Garcia 


Veja tudo o que foi publicado sobre a Copa do Mundo no Portal Luteranos


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br