Missão com Jovens



ID: 2751

26º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal de Educação

26/03/2021

Estudantes na tela
Foto celebração final
Foto painel 2
Foto palestra inicial
1 | 1
Ampliar


Apesar da pandemia, que impossibilitou os encontros presenciais, a Rede Sinodal de Educação (RSE) realizou o 26º Encontro de Lideranças Estudantis. Esses encontros são destinados a estudantes do Ensino Médio, podendo participar estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas que não ofertam o Ensino Médio. Cada escola pôde inscrever 4 estudantes e um educador acompanhante. Os objetivos do encontro de lideranças estudantis foi:

- Compreender que liderar em tempos de pandemia requer adaptabilidade, agilidade, ressignificação dos métodos de aprendizado escolar tornando-os mais experienciais, imediatos, estratégicos, com equilíbrio entre atividades presenciais e digitais.

- Auxiliar na compreensão de que líderes do Séc. XXI precisam aprender ao longo da vida – lifelong learning.
- Aprender a colaborar, trabalhar em pares, estabelecer redes, ser empático e criativo para resolver problemas complexos.

- Focar no desenvolvimento de mentalidades e capacidades, além de habilidades e competências, para se adaptar ao futuro em constante transformação. Habilidades caducam. Saberes permanecem.

- Enfatizar que líder é quem serve, quem transforma vidas, quem cuida do próximo, do desenvolvimento integral do ser humano e do bem estar coletivo – liderança servidora (livros de James Hunter).

- Medir o impacto das práticas que as lideranças realizam nas escolas.

Este ano o encontro aconteceu no dia 26 de março, no formato on-line e nacional. Nos últimos anos ele aconteceu por região para que estudantes pudessem se conhecer melhor. Apesar de agora ter sido em formato nacional e não presencial, o evento foi muito significativo e avaliado com excelência.

O evento foi organizado pela Direção Executiva da RSE e teve o suporte técnico e gerenciamento das ferramentas digitais para a transmissão pelo NEAD, da Faculdades EST. O encontro reuniu 151 estudantes e 42 educadores e educadoras, representando 38 escolas. O tema do encontro foi “Liderança para transformar”. A programação teve as seguintes temáticas e assessorias:

1 - Meditação inicial e final: Profª Cat. Joni Roloff Schneider

2 - Palestra sobre o tema geral: Liderança transformadora, com P. Dr. Júlio Adam e Psic. Clairton Puntel.

3 - Painel com pessoas que estão fazendo a diferença no Brasil e no mundo:

• Amanda Costa: Articuladora Youth Climate Leaders.

• Guilherme e Ricardo de Mello Kich, ex-alunos Dohms.

• Gerhard Fuchs: ex-aluno do Martinus.

4 - Agora é com a gente! Compartilhamento de experiências de estudantes de 8 escolas da Rede Sinodal.

5 - Conclusão final: P. Dr. Júlio Adam e Psic. Clairton Puntel.

Estudantes participantes do evento, do Colégio Sinodal Tiradentes, de Campo Bom/RS, fizeram um resumo do que foi discutido e vivenciado, conforme imagens dos slides. Eles apresentaram este resumo no encontro regional – Região Meridional, organizado pelo Colégio Sinodal Tiradentes, no sábado de manhã, para dar sequência ao evento do dia anterior.

A formação de lideranças estudantis da RSE não é para o futuro, é para hoje. Como disse Amanda Costa no encontro, “o futuro é social e geográfico; ele não é tempo!”.

Profª Cat. Joni Roloff Schneider
Coordenadora Pedagógica da RSE
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br