Missão com Pessoas Idosas



ID: 2782

Pastoral da Pessoa Idosa no Vale do Itajaí debate vida digna e tem momento de atividades lúdicas

26/04/2022

6.
1.
2.
3.
4.
5.
1 | 1
Ampliar

A Pastoral da Pessoa Idosa do Sínodo Vale do Itajaí promoveu um seminário sobre o tema “Viver bem no lugar certo”, no dia 26 de abril, no Centro de Eventos Rodeio 12. A assessoria ficou por conta do casal de eméritos, pastor Nilson e diácona Hildegard Mathies, que partiu de dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra um crescimento populacional na Terra em cerca de 50% (9 bilhões) até 2050, enquanto a população acima de 60 anos terá um aumento de 350%.

Essa perspectiva de futuro deverá ser compreendida pela sociedade, segundo o pastor Nilson, pois será necessário desenvolver com urgência uma ‘cultura do envelhecimento’. “Ficar velho não é uma doença, mas com certeza, dói. Por isso, é imprescindível que cada pessoa pense em seu envelhecimento antes dos 75 anos e que, em algum momento, vai precisar de algum cuidado, seja em casa, na família, por algum cuidador ou numa instituição”.

A partir da perspectiva de uma moradia assistida, em uma instituição e nela receber os cuidados necessários, a diácona Hildegard apresentou algumas informações básicas sobre o Lar e Residencial Elsbeth Koehler, no qual o casal serviu nos últimos anos. “Hoje, apenas 0,5% dos idosos estão em alguma instituição no Brasil. Por isso, deve ficar evidente que a instituição mantida pela Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau não tem como propósito concorrer ou tomar o lugar da família, pelo contrário, quer possibilitar que os familiares possam dar mais atenção ao seu idoso ou idosa. O lar assume os cuidados de acordo com o que estabelece o Estatuto do Idoso. Sua motivação é fundamentada na fé cristã e na confissão luterana, na qual a instituição faz parte”.

A metodologia de trabalho para o encontro também contemplou o momento de atividades lúdico-motivacionais (ou lúdico-culturais) na parte da tarde, sob a coordenação da professora e articuladora do programa nacional de Dança Sênior, Sônia Weingärtner. Este momento de interação tem sido significativo no reforço dos vínculos afetivos em cada grupo, cooperando também para o engajamento e participação das pessoas na caminhada comunitária.

“O seminário sempre é uma oportunidade para as coordenadoras de grupos da pastoral, comprometidas com o zelo pelos nossos idosos. Elas são voz para ajudar as pessoas idosas a terem qualidade de vida no convívio familiar e ou em lares para idosos. O seminário as capacita para serem liderança não só no grupo, mas também, uma forma de cuidado umas com as outras”, resumiu Eliane Juenge, coordenadora da Pastoral no Sínodo Vale do Itajaí.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
Romanos 15.4
REDE DE RECURSOS
+
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br