Formação Teológica


ID: 2663

16ª Etapa e Formatura do Curso de Teologia Popular (CTP) - Ipira/SC

24/11/2019

confraternização do grupo no Hotel Kirst em Piratuba
DSC03871
DSC03872
DSC03879
encerramento
Jonatan
meditação
Pastor Sinodal Jair Luiz Holzschuh
turma
Paróquia de Arabutã
Paróquia de Concordia
Paróquia de Erechim
Paróquia de Piratuba e Alto Bela Vista
_DSC1110
_DSC1131
_DSC1178
_DSC1203
_DSC1206
_DSC1208
_DSC1210
_DSC1212
_DSC1223
_DSC1322
_DSC1327
_DSC1330
_DSC1336
_DSC1341
_DSC1344
_DSC1349
_DSC1351
_DSC1357
_DSC1360
_DSC1365
_DSC1370
_DSC1417
_DSC1421
_DSC1424
_DSC1440
_DSC1450
certificado e lembrança do curso
Comunidade de Ipira
Diác. Nádia
Diác. Nádia; Diác. Cátia; P. Jair e P. Rogério
gratidão a Joel, Marli e Iasmim
1 | 1
Ampliar


Nos dia 23 e 24 de novembro aconteceu a 16ª etapa do curso CTP. O encontro foi conduzido pelo Pastor Sinodal Jair Luiz Holzschuh com o tema: IECLB na atualidade – desafios e perspectivas – PAMI – A estrutura da IECLB – Comunidades a serviço – Sínodo Uruguai e o Contexto do servir de suas lideranças. Além de atividades de encerramento e avaliação do curso.

Formatura da 12ª Edição do CTP 2018-2019:
Aconteceu na manhã do dia 24 de novembro no templo da Comunidade Evangélica de Ipira, mais uma formatura da 12ª Edição do Curso de Teologia Popular - CTP. O Culto festivo teve início as 10h, conduzido pelo Pastor Sinodal Jair Luiz Holzschuh, Pastor local Rógerio Richter, a Diácona Nádia Mara Dal Castel de Oliveira e a coordenadora do curso Diácona Cátia Patrícia Berner. Momentos de muita emoção e gratidão a Deus.

Conforme mensagem da turma, relatado pela formanda Cleci Kemp Schneider:


“Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo.” Gl 3. 26. Louvor a Deus acima de tudo por esta maravilhosa oportunidade deste curso. Somos a 12ª turma do CTP do Sínodo Uruguai, a 1ª turma de Ipira. “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. Rm 1. 16.

Em março de 2018 começamos uma nova caminhada na vida cristã, cada cetepista com seus objetivos e muitas expectativas. Nosso primeiro encontro contamos com a psicóloga Ivete Mariane Johan “vocês são a luz do mundo” que nos trouxe uma reflexão sobre auto conhecimento, pois precisamos ter equilíbrio entre atitude e fé, as influências sociais e familiares que moldam o ser humano. Estudamos Antigo Testamento (caminhada do povo de Israel, profetas e profetisas), Novo Testamento com ênfase nos evangelhos, primeiras comunidades cristãs, Diaconia e o servir no Reino de Deus e a liturgia nosso, maior desafio! Em cada encontro uma paróquia preparava o culto e celebrava com aos colegas, após acontecia uma avaliação junto dos orientadores. Muito temor e tremor, mas somos gratos, pois enquanto somos desafiados, crescemos e nos surpreendemos. Comunicação, oratória, confessionalidade e identidade Luterana, onde Lutero nos lembra que importa ser comunidade viva, consciente de sua missão, capaz de testemunhar o evangelho. Destacamos também: visitação, morte e luto, dependências e vícios, estrutura da IECLB entre outras.

Foi muito bom conviver com os colegas. Como diz o lema do curso:“Juntos no aprendizado na construção de nossa igreja, no fortalecimento de nossa fé e caminhada, escrevendo nossa própria história’’.

Queremos agradecer a Deus mais uma vez, ao Sinodo Uruguai na pessoa do Pastor Sinodal Jair Luiz Holzschuh, a parceria com a Alemanha, a Diacona Cátia Patrícia Berner por sua dedicação ao conduzir cada etapa, convidando os professores, Ministros e Ministras e pessoas capacitadas para abordar os temas propostos. Aos mestres que orientaram e conduziram cada encontro, nossa gratidão.

Agradecer a unidade da turma, fortalecendo amizades, partilhamos experiências, crescemos juntos, entre lágrimas recebendo notícias tristes, muitos risos de alegria. Em dias gelados e outros de calor intenso. Um chimarrão, um abraço, uma palavra.

Nosso carinho especial, ao colega Nelson que começou a caminhada conosco, mas devido a enfermidade, teve que se afastar, graças a Deus está superando, sempre esteve em nossas orações.

Motivo de grande alegria, que ao caminhar destes dois anos, o nosso grupo cresceu, nossa colega Josy nos trouxe o Jônatas, que já participou dos últimos encontros, é claro que supervisionado pelo papai Everton.

Agradecer a Casa de Retiros Martin Lutero de Ipira, a coordenação, diretoria pelo acolhimento. Não podemos deixar de falar das refeições, muito especiais, sempre feitas com muito carinho por pessoas convidadas a cada encontro. O Curso, a caminhada e agora os desafios, certamente serão maiores.

Para nós cetepistas, fica o apelo de estar presentes nas comunidades, colocando nossos dons a serviço do reino. A palavra nos chama e capacita, como diz Mt 6. 33 “Buscai, pois, em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Conforme Mt 28. 18-20 Jesus diz: “Ide, portanto, fazei discípulos”.

Que sejamos testemunhos de Cristo multiplicando conhecimento recebido.

Deus é fiel, sejamos nós também. Cetepistas da 12ª edição

E nas palavras da Cetepista Débora Grace Bach Kalsing:

À dois anos, Deus proporcionou a nós, a oportunidade de fazermos parte desta turma. Novas amizades surgiram, ideias contraditórias apareceram, objetivos em comum. A cada etapa novos conhecimentos e muito aprendizado. Entre choros e muitos risos, de perdas e de grandes conquistas, em dias gelados e outros de calor intenso, um piscar de olhos, uma cuia de chimarrão, um abraço, uma palavra, um gesto de carinho, tanto conhecimento compartilhado. Momentos descontraídos, de reflexão que sempre ficarão guardados em nossos corações. Uma grande mudança, começa com uma pequena ação!!
Ouça o seu coração; abra a sua mente; somos únicos.
Deus nos escolheu; Ele nos molda; somos transformados pela sua graça.
Fizemos parte de um mesmo corpo; Jesus nos acolhe.
Buscar sentido em nossa vida; a partir da fé somos novas criaturas
Deus criou o ser humano para cuidar de sua criação; nossa vida é um elo com Deus.
Para ouvir sua voz; basta abrir a Bíblia; Deus transmite amor, Deus é bondade.
Não viemos para sermos servidos; mas para servir.
Que Deus fortaleça nosso testemunho ao mundo; recebemos a graça de viver e conviver.
Temos o dom da fala; saibamos escutar.
Pensamentos são como flechas, uma vez lançados alcançaram o alvo.
Somos aquilo de onde viemos, de onde nossos pés estão plantados.
Somos tão diferentes, mas em harmonia formamos uma comunidade.
Não precisamos ter medo, Deus está conosco em todos os momentos e o Espírito Santo nos revela entendimento, Ele é o vento que sopra.
Confiar em Deus, único Senhor da vida, amor incondicional.
Somos salvos por graça e fé, Deus age em cada um de nós, nos capacitando e nos guiando.
 

Com certeza valeu a pena e levaremos por toda a vida!

Parabéns aos formandos/as:

Anice Rauschkolb Petry (Paróquia de Concórdia); 

Anilori Reik (Paróquia de Erechim);

Cleci Kemp Schneider (Paróquia de Arabutã);

Cleiton Gutbier (Paróquia de Concórdia);

Débora Grace Bach Kalsing (Paróquia de Concórdia);

Edson Gutbier (Paróquia de Concórdia);

Herna Luiza Breitkreitz (Paróquia de Erechim);

Josy Beatriz Ebeling Kugehmeier (Paróquia de Arabutã);

Lilian Maria Feiock (Paróquia de Arabutã);

Magali Angela Schmidt (Paróquia de Erechim);

Márcia Raquel Ritter Kirst ((Paróquia de Piratuba); 

Marilaine Eggers (Paróquia de Piratuba);

Marilei Stockmann Knebel (Paróquia de Piratuba);

Nelcida Von Borstel (Paróquia de Piratuba);

Nelsi Wedig (Paróquia de Arabutã);

Rosane Teresinha Grulhke Rese (Paróquia de Piratuba), 

Roseli Margarida Luckner (Paróquia de Alto Bela Vista).

O CTP é promovido pelo Conselho de Formação e Diaconia do Sínodo Uruguai em parceria com a Faculdades EST de São Leopoldo/RS, com apoio financeiro do Distrito Neustadt e Wunstorf, Alemanha, por parte do Programa Partnerschaft/ Convivência. O Curso é reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura — MEC e entrega certificado de conclusão para quem tiver participação e presença de no mínimo 75% das horas aula. As assessorias são feitas por professores da Faculdades EST, por Ministros e Ministras e lideranças do Sínodo Uruguai.

Pela coordenação do Conselho de Formação e Diaconia - Diácona Cátia Patrícia Berner

 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
REDE DE RECURSOS
+
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br