Diaconia - Saúde e Alimentação



ID: 2783

Grupo de Agentes Solidários do Hospital Dona Helena retoma atividades

Sínodo Norte Catarinense

07/03/2022

O Encontro de Capacitação para Agentes Solidários do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), teve a participação de 15 pessoas: nove agentes que já faziam parte do grupo e seis novos integrantes. Todos eles atuam junto à Capelania Hospitalar da instituição. O encontro foi marcado por muita gratidão pela retomada da atividade, que havia sido interrompida em 2020, em função da pandemia.

A capacitação proporcionou a integração dos agentes solidários ao contexto hospitalar. Os participantes puderam conhecer um pouco das rotinas e demandas do Dona Helena. Além disso, acompanharam uma apresentação sobre a importância do voluntariado, como também temas ligados à área da espiritualidade e aos cuidados necessários no contato direto com pacientes e seus familiares junto aos leitos.

A formação qualificada de agentes solidários envolve uma ação contínua. São mantidos encontros mensais para estudar conteúdos pertinentes ao trabalho bem como para o fortalecimento do voluntariado, ressalta a pastora Elke Doehl, capelã do hospital.

Segundo ela, a Capelania Hospitalar faz parte das ações coordenadas pelo Programa de Humanização do Dona Helena. O cuidado que proporcionamos às diversas atividades voluntárias vai além do conhecimento teórico, envolvendo o cuidado para com o voluntário em relação às suas próprias fragilidades e aos possíveis impactos causados pela vivência com os pacientes e seu sofrimento.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor guardará você. Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Salmo 121.5 e 8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br