Missão com Crianças



ID: 2781

Formação do Missão Criança é realizada no Sínodo Rio Paraná

Participantes puderam conhecer mais sobre o programa e ouvir sobre os frutos que ele tem gerado em alguns locais onde é realizado

26/06/2021

Formação do Programa Missão Criança (1).
Formação do Programa Missão Criança (2).
1 | 1
Ampliar

O Batismo é um momento único e muito especial na vida da pessoa batizada, dos familiares, e também da Comunidade de fé. Neste momento, é assumido pelos pais, padrinhos, madrinhas e membros o compromisso de auxiliar na tarefa missionária de Educação Cristã Contínua. Mas, em muitos casos, a tarefa a ser desempenhada pelos membros pode apresentar alguns desafios. Para saber como proceder neste acompanhamento, no último sábado, dia 26 de junho, mais de 70 pessoas de diversas Comunidades do Sínodo Rio Paraná, participaram do Seminário on-line de Formação do Programa Missão Criança.

As assessoras do Seminário, a Catequista Daniela Hack e a professora coordenadora do Missão Criança na Paróquia Cristo Salvador, de Curitiba, Márcia Lorentz, compartilharam a importância do Programa. Desenvolvido com o objetivo de promover a vivência comunitária e acompanhar a criança até os 12 anos, quando acontece o ingresso no Ensino Confirmatório, o “Missão Criança” deve acontecer em parceria com Culto Infantil, e não o substitui. Além disso, o ideal é que toda a comunidade seja motivada a acompanhar e organizar as atividades que serão realizadas pelo Programa.

A professora também explicou como ele é colocado em prática, e além de contar suas experiências, frisou que a iniciativa promove o resgate da importância pessoal do Batismo, mas que também impacta a vivência comunitária: “O Programa mexe com toda a comunidade, fomenta a criação de vínculos, mudam e movem a comunidade”, destacou.

Após conhecer um pouco mais sobre o Programa e relatos dos frutos gerados, alguns passos precisam ser dados quanto ao planejamento para que ele seja realidade nas Comunidades. Para saber como estava a expectativa das pessoas que participaram da formação, foi realizada uma enquete sobre o sentimento para colocá-lo em prática. A resposta apresentou um resultado animador, 75% afirmaram que estão motivadas e motivados para participar e colocar em prática o acompanhamento das crianças após o Batismo. Para saber como aplicar o “Missão Criança”, no próximo sábado, dia 3 de julho, será realizada a segunda parte do Seminário.


Missão Criança no Sínodo Rio Paraná

A multiplicadora e membro do Conselho Sinodal de Formação - Comissão Missão Criança, Mirian Grenzel, relatou durante o Seminário a sua experiência como Coordenadora do Programa “Missão Criança”, que já acontece desde 2008 na Comunidade Martin Luther, na Paróquia de Marechal Cândido Rondon. O desejo em envolver-se aconteceu quando o seu filho recebeu a lembrança da Comunidade para relembrar o Batismo. A iniciava fez com que ela quisesse que outras famílias também sentissem a forte experiência de serem lembradas. Na Comunidade, ela participa do processo (em parceria com uma equipe) desde o diálogo batismal. As crianças também recebem lembranças e acompanhamento até os 12 anos de idade. Para ela, o sentimento com o trabalho desenvolvido é de gratidão ao perceber como acontece o envolvimento das famílias. “Através do Missão Criança estas sementes estão sendo plantadas e mais tarde vamos colher”, projeta a multiplicadora.

A partir das duas etapas da formação a expectativa é que mais comunidades desenvolvam o “Missão Criança” com crianças batizadas, e consequentemente fortaleçam a tarefa missionária de Educação Cristã Contínua.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br