Habilitação ao Ministério com Ordenação



ID: 2864

Ordenação de Ministros e Ministras acontece em Vila Velha/ES

Em celebração que aconteceu na Comunidade Bom Pastor, quatro novos Pastores e uma nova Pastora ingressaram no quadro ministerial da Igreja

29/01/2023

Culto de Ordenação de Pastores e Pastora em Vila Velha/ES - 29 de janeiro de 2023
Culto de Ordenação de Pastores e Pastora em Vila Velha/ES - 29 de janeiro de 2023
Culto de Ordenação de Pastores e Pastora em Vila Velha/ES - 29 de janeiro de 2023
Culto de Ordenação de Pastores e Pastora em Vila Velha/ES - 29 de janeiro de 2023
Culto de Ordenação de Pastores e Pastora em Vila Velha/ES - 29 de janeiro de 2023
Culto de Ordenação de Pastores e Pastora em Vila Velha/ES - 29 de janeiro de 2023
Culto de Ordenação de Pastores e Pastora em Vila Velha/ES - 29 de janeiro de 2023
Ordinando Edgar Heise
Ordinando Gustavo Mundt Klug
Ordinando Lohan Schulz Tesch
Ordinando Michael Kuhn Pothin
Ordinanda Raquel Wieland
1 | 1
Ampliar

Sim, quero!

Esta resposta dos Ordinandos e Ordinanda na noite do último domingo, 29 de janeiro, marcou o Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico de cinco novos Ministros e Ministra da IECLB. A celebração ocorreu na Comunidade Bom Pastor, Paróquia de Vila Velha/ES. Na ocasião, ingressaram no Ministério Pastoral Edgar Heise, Gustavo Mundt Klug, Lohan Schulz Tesch, Michael Kuhn Pothin e Raquel Wieland. A celebração, que iniciou às 19h (Horário de Brasília), foi a segunda dos três Cultos de Ordenação promovidos pela IECLB em 2023 e foi transmitida ao vivo pelo YouTube da Igreja.

Pela Presidência e Secretaria Geral da IECLB estiveram presentes a Pastora Presidente Sílvia Beatrice Genz, que conduziu a celebração; a Pastora Ruth Leonora Musskopf, Secretaria do Ministério com Ordenação, e a Catequista Haidi Drebes, Secretaria da Habilitação ao Ministério. Participaram, também, o Pastor Sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém, Ismar Schiefelbein, Ministros e Ministras do Sínodo, lideranças do Sínodo, de Paróquias e Comunidades, além de familiares e pessoas amigas dos Ordinandos e Ordinandas.

Na saudação à toda Comunidade, a Pastora Presidente citou o Evangelho de Mateus 28.19: Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. “Pessoas cristãs são chamadas a seguir Jesus Cristo. Neste chamamento são orientadas, ensinadas por meio das palavras de Jesus Cristo e batizadas em nome do trino Deus. Para que a Palavra de Deus seja pregada e ensinada publicamente, a Igreja chama, prepara e envia pessoas. O chamado oficial da Igreja, com a bênção e o envio, é conhecido como Ordenação”, pontuou.

Ainda na pregação, Pastora Silvia enfatizou as seguintes frases: ''Onde a Comunidade se deixa guiar e confessa Jesus Cristo, não há o que temer. (...) É preciso nos unirmos como Comunidade assim como os sinos da Igreja que, embora em tons diferentes, atuam em harmonia. Assim deve ser na Comunidade. (...) O envio é para onde as pessoas chamam vocês. (...) A Missão é de Deus. A nossa deve ser a paixão, na certeza da presença de Cristo em nossas vidas'', encerrou.

Na sequência, foi realizado o ato de Ordenação, conduzido pela Presidência, através da oração e imposição de mãos sobre os Ministros e Ministra, conforme prevê o Estatuto do Ministério com Ordenação (EMO). Receberam, ainda, os cumprimentos por parte do assistente convidado pela Presidência, Pastor emérito Geraldo Graf – que baseou sua fala em Atos 20. 28,32 –, e das demais Ministras e Ministros assistentes convidados pelos Ordinandos e Ordinanda. A seguir, a nova Pastora e os novos Pastores são apresentados à Comunidade reunida com a leitura do documento que atesta a Ordenação e acolhidos com uma forte salva de palmas que expressa a alegria pelo momento.

Saiba quem são as novas Pastoras e Pastores da IECLB:

EDGAR HEISE, filho de Laudemiro Heise (in memoriam) e de Marlene Pagung, natural de Nova Venécia/ES, casado com Natália Nunes Castanheira, estudou na Faculdades EST. Cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Brasil Arroio do Tigre/RS sob a mentoria da Pa. Nidrian Heinrich e foi enviado para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Sobradinho/RS, onde atuará como Pastor.

GUSTAVO MUNDT KLUG, filho de Joel Klug e de Marciléia Mundt Klug, natural de Afonso Cláudio/ES, estudou na Faculdades EST. Cumpriu o PPHM na Paróquia do ABCD - Igreja da Ressurreição - Santo André, sob a mentoria do P. Alberi Neumann e foi enviado para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Oeste da Bahia I - Luís Eduardo Magalhães/BA, onde atuará como Pastor.

LOHAN SCHULZ TESCH, filho de Waldemar Tesch e de Leonira Schulz Tesch, natural de Barra de São Francisco/ES, estudou na Faculdades EST. Cumpriu o PPHM na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Porto Velho/RO, sob a mentoria do P. Jadecir Rodrigues Coelho e foi enviado para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana do Recife I – Projeto Litoral Nordeste/PE, onde atuará como Pastor.

MICHAEL KUHN POTHIN, filho de Vantuil Pothin e de Genira Kuhn Pothin, natural de Venda Nova do Imigrante/ES, estudou na Faculdades EST. Cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Giruá/RS sob a mentoria do P. Fábio Bernardo Rucks e foi enviado para a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Guaraí - Tocantins I / TO, onde atuará como Pastor.

RAQUEL WIELAND, filha de Valderino Wieland e de Eli Wieland, natural de Santa Rosa/RS, estudou na Faculdades EST. Cumpriu o PPHM na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá/ES sob a mentoria do P. Valdeci Foester e foi enviada para a Paróquia Crescendo no Amor I - Ariquemes/RO, onde atuará como Pastora.

Texto: P. Nivaldo Geik Völz
Fotos: Sandy Broedel/Broedel Fotografias


Veja o vídeo da celebração aqui.


Ordenação em Blumenau/SC: Novas Pastores e novos Pastores da IECLB são Ordenados em Culto na noite desta sexta (colocar link a partir de “Novas Pastoras…”:

.........................................................................................................................................................

Mais fotografias do evento serão disponibilizadas em breve.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br