Liturgia para o Culto de Pentecostes e lançamento Campanha Vai e Vem 2024

10/05/2024

 

Liturgia para o CULTO DE PENTECOSTES
e lançamento da CAMPANHA VAI E VEM

19 de maio de 2024



Preparando o Culto:
A – Para a palavra inicial da Acolhida: Convidar quatro pessoas, representando os 4 pontos cardeais, para entrarem de diferentes lugares com o Círio Pascal e as 3 velas. Cada pessoa fala uma parte do lema da semana, partindo de um lugar diferente. Ao chegar ao altar, as 4 pessoas e toda a comunidade repetem o lema em conjunto. Logo após, cada uma das quatro pessoas coloca sua vela no local apropriado: Círio Pascal junto à pia/fonte batismal e as 3 velas sobre a mesa da comunhão. Onde não houver o Círio Pascal, sugere-se uma vela maior, de outra cor, que possa ser colocada junto à pia batismal (recomenda-se colocar a vela sobre um porta velas ou pratinho – que receba a cera que vier a cair, sem danificar a pia/fonte batismal) ou uma vela da mesma cor que as demais, colocada no mesmo lugar que as outras 3 velas (na mesa da comunhão).

 

B 1- Para o lançamento da Campanha Vai e Vem: preparar balões em formato de coração, preferencialmente de cores diferentes, que serão levados no momento indicado para o Lançamento. Estes balões podem ser de gás hélio ou normal/comum. Providenciar um suporte onde os balões possam ser presos/pendurados. Sugere-se que sejam colocados junto ao espaço do altar. Ali também pode ter uma pequena mesa onde os materiais da Campanha podem ser colocados. Levar os envelopes da Campanha, folhetos evangelísticos e demais materiais da Campanha que, ao final do culto, são partilhados com as pessoas presentes, animando-as a, também, levarem para alguém que não está presente no culto. O vídeo do Lançamento da Campanha Vai e Vem é um excelente recurso que pode ser compartilhado no momento do lançamento.
 

B 2- Motivar um grupo da Comunidade a levar os balões e materiais da Campanha no momento do Lançamento da Campanha Vai e Vem e a distribuir os materiais da Campanha, na saída do culto.
 

C – Onde for possível, distribuam-se balões de coração para as pessoas. Onde não houver balões em formato de coração, podem ser balões redondos. Sugerimos prender nos balões a logo da Campanha Vai e Vem. Os balões podem ser preparados pelo Grupo de Jovens ou Ensino Confirmatório ou outro grupo da Comunidade e entregues no culto, durante o hino na Liturgia de Despedida. Jesus vai, o Espírito Santo vem. Não estamos sozinhas/sozinhos, pois o Espírito Santo nos acompanha em amor, está ao nosso lado em nosso testemunho no mundo, nos capacita para a missão e dá coragem para cumpri-la. Balões, também, nos ajudam a lembrar a fragilidade e transitoriedade da vida.
 

D – Cor litúrgica: vermelha.
 

– Consideração 1: A proposta litúrgica prevê a celebração da Ceia do Senhor. Caso a mesma não seja celebrada, considere-se: a) incluir o recolhimento das ofertas, destinado ao Fundo de Missão no País, P. Homero Severo Pinto, logo após a Confissão de Fé, na Liturgia da Palavra; b) incluir o Pai Nosso no final da Oração Geral da Igreja e seguir para a Liturgia de Despedida.
– Consideração 2: As anotações em cor vermelha são informações ou rubricas para o bom andamento do culto, mas que não devem ser lidas.
– Consideração 3: A pessoa oficiante, representada pela letra L. pode, além do ministro/ da ministra, ser alguém da Equipe de Liturgia, de um grupo ou de grupos da Comunidade. As quatro pessoas da litania da entrada, também podem ser integradas como parte da equipe celebrante.
– Consideração 4: Os cantos propostos encontram-se no Livro de Canto da IECLB (LCI) e são sugestões, podendo ser substituídos conforme a realidade local.
– Consideração 5: A Liturgia de Despedida contempla o Rito de Apagamento do Círio Pascal. Comunidades que realizam o acendimento do Círio Pascal, que lembra Cristo, que ressuscitou e venceu as trevas da morte, têm, no Culto de Pentecostes, o momento para o apagamento do Círio. Comunidades que não têm o Círio Pascal desconsiderem esta parte.

 

LITURGIA DE ENTRADA
Sinos

Prelúdio

Acolhida

(quatro pessoas entram de diferentes lugares, cada uma com uma vela, se encontram no altar e, após a comunidade repetir o lema em conjunto, colocam as velas no local apropriado. Vede observação na Preparação do Culto – A)
Pessoa A, com Círio Pascal: Jesus Cristo diz: Quando o Espírito Santo descer sobre vocês,

Pessoa B, com uma vela: vocês receberão poder e serão minhas testemunhas

Pessoa C, com uma vela: em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria

Pessoa D, com uma vela: e até nos lugares mais distantes da terra.

 

Comunidade: Jesus Cristo diz: Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. (Atos 1.8)

 

L. A promessa de Jesus se cumpre em Pentecostes. Ao longo da história, também nestes 200 anos de presença luterana no Brasil, pudemos experimentar a ação do Espírito Santo que animou e fortaleceu mulheres e homens no testemunho da fé, capacitando para a Missão. Em gratidão, servimos com alegria e abraçamos a Campanha de Missão Vai e Vem, que inicia neste domingo.

L. Que o Espírito Santo nos envolva e anime neste dia e a cada nova manhã.

L. Sejam bem-vindas e bem-vindos!

L. Neste aniversário da Igreja Cristã, nos alegramos e testemunhamos: somos Igreja de Jesus Cristo que vai ao encontro das pessoas e convida: vem participar e celebrar.

 

Canto: Vem, Espírito divino (LCI 462)

 

[De pé]

Voto inicial

L. Como Igreja de Jesus Cristo, nos reunimos em nome do Trino Deus: o Deus Criador, que por amor ressuscita a Jesus Cristo, o Salvador, que cumpre sua promessa e envia o Espírito Santo, o Parákleto, que anima a comunidade cristã (+) Amém.

 

Confissão de pecados

L. Através da ação do Espírito Santo, somos Igreja de Jesus Cristo. Como parte dessa Igreja, reconhecemos nossos pecados e suplicamos o perdão de Deus. Oremos: Perdoa-nos, Senhor, quando resistimos à ação do Espírito Santo que nos quer unir em comunhão e amor. Perdoa-nos, Senhor, quando resistimos à ação do Espírito Santo que nos chama a um testemunho em fé e amor. Perdoa-nos, Senhor, quando resistimos à ação do Espírito Santo que nos auxilia nas dificuldades, nos convidando a confiar mesmo em tempos de aflições e tristezas. A ti, Senhor, confessamos, em silêncio, nossos pecados pelos quais desejamos o teu perdão. (momento de silêncio). Em tuas mãos, Senhor, entregamos a nossa confissão. Restaura-nos pelo teu perdão e acolhe-nos em tua graça. Por Jesus Cristo. Amém.

 

Absolvição

L. Antes de tudo e de todos está o amor de Deus, que “nos amou primeiro” e nos “salva pela graça”. Deus ouve nossa confissão sincera, nos perdoa e nos transforma. Anuncio o perdão dos pecados em nome Trino Deus (+) Amém.

 

Kyrie Eleison

L. “A aflição tomou conta do coração de vocês”, disse Jesus à sua comunidade de discípulos. “A Criação a um só tempo geme e suporta angústias”, escreve o apóstolo Paulo. Em meio aos desesperos, de ontem e de hoje, o Espírito Santo nos auxilia, como fez com nossos antepassados e nossas antepassadas, desde as Primeiras Comunidades Cristãs. O Consolador ouve o clamor de toda a Criação. Em solidariedade, clamamos, cantando:

C. ♪ Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra (LCI 250)

 

Oração

L. Deus de amor, graças te rendemos que, junto com teu Filho, nosso Salvador Jesus, nos envias teu Santo Espírito. Nós te pedimos, Senhor, envolve-nos com a força do teu Espírito para que, assim como ao longo destes 200 anos de presença luterana no Brasil, vivamos em comunhão e no serviço da tua Missão. Enche-nos de coragem e ânimo para sermos testemunhas do teu amor até os confins da terra. Que o fogo do Santo Espírito aqueça nossos corações e ilumine nossa mente ao ouvirmos a tua Palavra. Por Jesus Cristo, nosso Salvador, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo hoje e sempre. Amém.

 

[Sentar]

 


LITURGIA DA PALAVRA
Leituras Bíblicas:

L. O Salmo de hoje, Salmo 104, ressalta que somos criaturas de Deus, dependentes de seu amor. Pentecostes é a festa para toda a Criação. Cantemos o Salmo 104:

Canto do Salmo: Tu voas nas asas do vento (LCI 531)

 

[De pé]
Aclamação do Evangelho: ♪ Aleluia (LCI 188)

Leitura do Evangelho de João 15.26-27; 16.4-15

L. Palavra do Senhor!

C. Louvado sejas, Cristo!

[Sentar]

Canto: Vem, Espírito Santo (LCI 468)

 

Prédica: Romanos 8.22-27

 

[De pé]
Confissão de fé

L. Como Igreja de Jesus Cristo, confessemos a nossa fé:

C. Creio em…

[Sentar]
Canto: Vai e vem (Tema da Campanha)

/: Vai e vem, vai e vem

Vem você ajudar também.:/

/: É doar com alegria

Fazer missão e diaconia.:/

 

Lançamento da Campanha Vai e Vem
(neste momento, levam-se os balões de coração e os materiais da Campanha Vai e Vem)
L. Jesus vai, o Espírito Santo vem. Jesus procura mostrar que sua partida não representa o fim, mas um novo começo da ação de Deus com as pessoas discípulas e, através delas, no mundo. Não estamos sozinhas/sozinhos, pois o Espírito Santo nos acompanha em amor, está ao nosso lado em nosso testemunho no mundo, nos capacita para a missão e dá coragem para cumpri-la.

L. Balões nos lembram a festa: Pentecostes é a festa que nos enche de alegria, que celebra o cumprimento da promessa de Jesus que enviaria o Parákleto, o Auxiliador, o Consolador. Balões, também, apontam para a fragilidade da vida. Balões nos lembram que o Espírito Santo nos coloca em movimento, sopra trazendo à vida o que estava morto e sem vida, capacita e encoraja para a Missão. Um testemunho, de fé e amor, que o Espírito Santo nos motiva, acontece através da Campanha Vai e Vem. Através da Campanha, apoiamos projetos missionários e testemunhamos uma Igreja viva, inclusiva e missionária.

(Sugere-se projetar o vídeo da Campanha Vai e Vem)

Oração Geral da Igreja

L. Como pessoas batizadas, envolvidas pela intercessão do Espírito de Deus, nos unimos em oração. Oremos:

L. Deus de amor, somos Igreja de Jesus Cristo que, através da ação do Espírito Santo, criaste, sustentas e impulsionas. Nós te agradecemos pela honra de podermos ser tuas testemunhas até os confins da terra. Dá que teu Espírito Santo nos envolva com o fogo do Pentecostes para um testemunho vivo e comprometido com a tua Missão. Que a alegria de Pentecostes encha nossa vida e nos motive a viver como pessoas batizadas, que fazem a boa diferença na vida de toda a Criação.

L. Rogamos, Senhor, por todos os nossos irmãos e as nossas irmãs espalhados por este mundo. Suplicamos que teu Espírito Santo toque o coração de cada autoridade de nosso país, estado e município, capacitando e orientando para o cumprimento digno e correto das suas funções.

L. Que através do teu Santo Espírito, lembremos sempre de tua misericórdia e bondade, ó Deus da vida, que estás conosco todos os dias. Suplicamos que teu Santo Espírito esteja presente em nossa Igreja, seus sínodos e suas paróquias e comunidades, impulsionando para uma vida ativa e comprometida com tua Missão. Que a Campanha Vai e Vem 2024 nos fortaleça nas ações missionárias e ajude na edificação de comunidades vivas e inclusivas.

L. Suplicamos pelas pessoas enfermas, Senhor, pedindo que as envolvas com teu amor. Rogamos, Senhor, pelas famílias enlutadas, pedindo que tu as possas carregar em teu colo até que elas estejam fortalecidas novamente. Intercedemos pelas pessoas atingidas pelas catástrofes climáticas, pedindo que sejam fortalecidas por tua graça. Que teu Espírito Santo nos anime à solidariedade e ao cuidado amoroso com toda a Criação. Rogamos, Senhor, que o Espírito da unidade reconcilie o teu povo e o anime para a presença em amor no mundo. Ouve, Senhor, as nossas orações e atende-as conforme a tua vontade. Por Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.


LITURGIA DA CEIA DO SENHOR
Preparo da mesa e ofertório

L. Na Ceia, provamos o amor de Deus que se autodoa a nós, nos concedendo perdão, vida nova e salvação. Em gratidão a Deus por sua generosidade e amor, doamos com alegria e nos comprometemos com sua Missão. As ofertas são destinadas para o Fundo de Missão no País, P. Homero Severo Pinto. Através da oferta, apoiamos as ações missionárias e anunciamos o Evangelho em amor. Enquanto recolhemos as ofertas e terminamos de preparar a mesa da comunhão, cantemos:

 

Canto: Oferta do coração (LCI 221)

 

Oração de ofertório

L. Coloquemo-nos em pé e oremos: Bendito sejas, Deus Criador, pelas ofertas aqui recolhidas. Que sejam para a promoção do teu amor e edificação de teu Reino. Bendito sejas, ó Deus, pelo pão e pelo fruto da videira, produtos da generosidade da terra e do trabalho humano, que aqui te trazemos e que usas para nos dar vida e salvação.

C. Amém.

 

Oração eucarística

L. O Senhor esteja com vocês.

C. E, também, com você.

L. Vamos elevar os nossos corações a Deus.

C. Ao Senhor os elevamos.

L. Demos graças ao Senhor, nosso Deus.

C. Isso é digno e justo.

L. Oremos. Sim, é digno, justo e do nosso dever rendermos graças a ti, ó Deus, em todos os tempos e lugares. Graças por tua criação, ó Deus, ato de tua doação generosa. Graças que nos chamas para tua Missão. Nós te louvamos e adoramos, cantando:

C. ♪ Santo, santo, santo (LCI 237)

C. ♪ Santo, santo, santo, meu coração te adora. Meu coração só sabe dizer: santo és, Senhor.

L. Graças te damos, ó Deus, que vens a nós em Jesus, teu Filho, nosso Salvador. Em seu amor tão grande, Jesus também foi amado por muitas pessoas, mas, àquelas que não entenderam esse amor, não conseguiram conviver com essa tua revelação. Condenaram Jesus, que foi morto na cruz. Mas, tu, Deus, ressuscitaste Jesus, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo.

L. Celebramos a Ceia, com o coração cheio de gratidão, assim como Jesus nos ensinou: na noite em que foi traído, Jesus tomou o pão e, tendo dado graças, o partiu, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Ele também tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue, dado e derramado em favor de vós; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

L. Envia, Senhor, o teu Santo Espírito, que renova a Criação e torna pleno teu Reino. Que o Santo Espírito crie em nós uma Comunidade que vive a alegria de Pentecostes e a comunhão, sendo testemunhas do teu amor, comprometida com tua Missão.

L. Lembra-te, ó Deus, de todas as pessoas que já nos antecederam e das que foram fieis testemunhas do teu amor. Que esta Ceia nos fortaleça na esperança de que tu nos reunirás com elas na mesa do banquete do Reino prometido, por Cristo inaugurado.

C. ♪ Por Cristo, com Cristo e em Cristo…. (LCI 256)

C. ♪ Por Cristo, com Cristo e em Cristo seja a ti, Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, agora e para sempre, amém, amém, amém.

Pai-Nosso

Fração

L. O cálice, pelo qual damos graças, é a comunhão do sangue de Cristo. O pão que partimos e repartimos é a comunhão do corpo de Cristo.

C. Nós, embora muitos, somos um só corpo.

 

Convite

L. Eis que tudo está preparado. É Cristo quem nos convida e nos serve. Venham.

 

Comunhão

 

Oração pós-comunhão

L. Graças, Deus de bondade, por esta Ceia e pela comunhão que aqui experimentamos. Concede, em tua bondade, que essa Ceia nos fortaleça na fé em ti e que a chama do Espírito Santo nos anime no testemunho vivo e missionário. Por Jesus Cristo, nosso Salvador.

C. Amém.

 


LITURGIA DE DESPEDIDA
Avisos

 

Liturgia do apagamento do círio pascal
(L. se dirige ao Círio ainda aceso e faz uma breve introdução ao rito de apagar o círio)
L. Irmãos e irmãs, a luz do Círio Pascal nos acompanhou nestes cinquenta dias desde a Páscoa. O círio representa o Cristo Ressurreto! Hoje, no dia de Pentecostes, ao fechar-se o Tempo da Páscoa, o Círio é apagado. Nós, como cristãos e cristãs, somos chamados a sermos “Luz de Cristo”. O Círio será aceso ainda outras vezes: quando nesta comunidade houver batismos, confirmação, ou mesmo quando uma pessoa batizada passar por um momento especial de sua vida – bênção matrimonial, ordenação, instalação.

(oração) L. Assim como estamos, oremos: Cristo, Luz do mundo! Graças por este círio que nos acompanhou neste Tempo Pascal, lembrando-nos da vitória da vida sobre a morte. Haverá tempos nublados à nossa frente, Senhor, e que nos imporão medo. Mas cremos que tua luz brilha também através dos irmãos e das irmãs que estão conosco na caminhada da fé. Acompanha-nos, Cristo, Luz do Mundo, ajuda-nos a sermos tua luz ali onde estivermos, testemunhas da tua Boa Nova. Amém.

(o círio é apagado)

L. Pentecostes é a festa que nos enche de alegria. O Espírito Santo nos coloca em movimento, capacita e encoraja para a Missão. Abraçamos a Campanha Vai e Vem e testemunhamos o amor de Deus em palavras e ações.

Canto: Vento que anima (LCI 466) ou Espírito Santo de Deus (LCI 460)

Durante o canto, pode-se distribuir os balões.

Bênção

L. Deus Pai Mãe te abençoe e te guarde. O Salvador Jesus esteja contigo e te conceda a alegria de Pentecostes. O Santo Espírito te envolva com sua força e coragem no testemunho do amor. Assim te abençoe o Trino Deus. (+) Amém.

 

Envio

L. Como Igreja de Jesus Cristo, vamos em paz e, fortalecidos pelo Espírito Santo, sirvamos com gratidão e alegria, testemunhas comprometidas do bonito Vai e Vem na Missão de Deus.

C. Demos graças a Deus.

 

Poslúdio

Sinos

 

 

Pa. Ma. Ana Isa dos Reis Costella, Coordenação de Liturgia da IECLB.
Pentecostes/2024

 

COMUNICAÇÃO
+
O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br