Juventude Evangélica



ID: 2770

Jovens formam o numeral 200 para marcar 200 anos de Presença Luterana no Brasil

Gesto aconteceu durante o 25º Congresso Nacional da Juventude Evangélica - CONGRENAJE

19/07/2023

Jovens formam o numeral 200 para marcar 200 anos de Presença Luterana no Brasil
Jovens formam o numeral 200 para marcar 200 anos de Presença Luterana no Brasil
Jovens formam o numeral 200 para marcar 200 anos de Presença Luterana no Brasil
Jovens formam o numeral 200 para marcar 200 anos de Presença Luterana no Brasil
1 | 1
Ampliar

 

Em 2024, a IECLB celebrará 200 anos de Presença Luterana no Brasil. O lançamento oficial desta comemoração aconteceu no dia 19/07/2023, durante o 25º Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE), na cidade de Domingos Martins/ES, no Sínodo Espírito Santo a Belém.

Na tarde do dia 19, antes de iniciar o Grito da Juventude, jovens de diferentes regiões do Brasil formaram o numeral 200. Esta grande imagem, captada por um drone, simboliza a união, a história, os desafios e sonhos da IECLB. À noite, uma celebração com a presença da comunidade local, de lideranças eclesiásticas e civis e das pessoas que participaram do CONGRENAJE, relembrou aspectos da história da Igreja, e reafirmou a disposição de continuar a ser Igreja de Jesus Cristo no Brasil.


1824-2024: 200 ANOS DE PRESENÇA LUTERANA: A história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) iniciou com a imigração europeia. Nos anos de 1800, a Europa passava por grave crise econômica. No campo, crescia a concentração de terra em poucas mãos e, nas cidades, havia poucas possibilidades de trabalho. Milhares de pessoas não tinham qualquer perspectiva de vida. A possibilidade de sonhar com dias melhores fez com que muita gente migrasse para a América do Norte e América do Sul. O governo brasileiro - na época, o sistema de governo era o Império - precisava substituir a mão-de-obra escrava, cultivar e tomar posse de grandes áreas ainda não cultivadas, garantir as fronteiras. Havia emissários brasileiros na Europa para divulgar o país e arregimentar pessoas.

Em 2024, lembramos, de forma especial, do grupo de pessoas imigrantes de fé evangélica que chegou em Nova Friburgo/RJ a 3 de maio de 1824 e do grupo que chegou em São Leopoldo/RS a 25 de julho de 1824. Embora 1824 seja apontado como o início daquilo que se tornou a IECLB, já havia presença de imigrantes europeus de tradição protestante antes de 1824.
 

CONGRENAJE E GRITO DA JUVENTUDE: O Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE) é o maior e mais representativo espaço da Juventude Evangélica da IECLB. Ele acontece a cada dois anos, no período das férias de julho. O encontro conta com palestras, meditações, estudos bíblicos, cultos, oficinas, tendas interativas, dinâmicas, comunhão e convivência entre jovens de todo o Brasil e de outros de países.

O Grito da Juventude é uma atividade do CONGRENAJE e consiste em uma caminhada por ruas da cidade que acolhe o Congresso. Esta manifestação pública, com muita música e animação, leva para a cidade as reflexões do Congresso, mostrando que a JE está comprometida com a missão da Igreja e com as questões do dia a dia.

Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa.
2Coríntios 5.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br