Juventude Evangélica



ID: 2770

Culto de Abertura do Congresso Nacional de Jovens da IECLB abre evento em Domingos Martins

16/07/2023

Abertura do 25º Congrenaje
Abertura do 25º Congrenaje
Abertura do 25º Congrenaje
Abertura do 25º Congrenaje
Abertura do 25º Congrenaje
Abertura do 25º Congrenaje
Abertura do 25º Congrenaje
1 | 1
Ampliar

 

Na tarde do domingo, 16 de julho, um culto de abertura marcou o início do 25º Congresso Nacional da Juventude Evangélica da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A celebração aconteceu em Domingos Martins/ES, no Sínodo Espírito Santo a Belém, e reuniu mais de 1.200 pessoas, em torno do tema “Qual a tua essência?” e o lema “Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável. Efésios 5.2b”.

A pastora presidente da IECLB, Sílvia Beatrice Genz, expressou alegria por estar neste Congrenaje. Ela inspirou a plenária com a história de Marta, Maria e Lázaro, que compartilharam com Jesus e seus discípulos um encontro muito especial. “Jesus veio para servir a essência do amor. Vocês se perguntam neste encontro, qual é a sua essência? Lembrem-se, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo é a chave da vida eterna. Vocês estão aqui e são o presente da Igreja. Que possamos nos agarrar em Jesus e derramar a preciosa essência do amor de Deus”.

No cerimonial de abertura, na sequência do culto, o coordenador do Conselho Nacional da Juventude Evangélica, Natan de Oliveira Schumann, lembrou que o encontro vai falar sobre a essência das pessoas jovens cristãs, luteranos e luteranas. “É um tema que se conecta muito bem com a comemoração dos 50 anos de CONGRENAJE: depois de cinco décadas, o que é o essencial, que não muda com o passar do tempo? E o mesmo vale pros 200 anos de presença luterana no Brasil, que vão ser comemorados no ano que vem”.

A diácona Simone Engel Voigt, coordenadora do trabalho com jovens e programas de intercâmbio, lembrou que as pessoas vieram de longe e de perto, se dispuseram a ficar dias longe de casa, porque compartilham da mesma essência. “Fico muito feliz em ver esses rostos risonhos e esperançosos, rostos observadores e entusiasmados, rostos que expressam o desejo de conviver e de testemunhar o amor de Deus. O amor de Deus está na essência da fé”.

Nos próximos quatro dias, as pessoas participarão de celebrações, estudos bíblicos, palestras, trocas de experiências entre sínodos, oficinas, noite cultural, momentos de louvor e conhecerão estandes temáticos de atividades da IECLB.

Na quarta-feira,19, às 17h, um ato público chamado “Grito da Juventude”, momento onde os jovens compartilham a mensagem do encontro com toda a sociedade, será o ponto alto da programação. As pessoas se deslocarão até a praça no centro de Domingos Martins e deixarão palavras de esperança, dignidade e valores sociais. Naquele momento também acontecerá o lançamento das comemorações dos 200 anos de Presença Luterana no Brasil, que impulsionará festejos em todo o país.

“Este é um evento para fortalecer o protagonismo das pessoas jovens comprometidas com o Evangelho de Jesus Cristo. Declaro aberto o 25º Congresso Nacional da Juventude da IECLB”, comemorou Schumann.

A representante do Sínodo Espírito Santo a Belém, Jaqueline Kuster Silva Schultz, representando o Conselho da Igreja; o pastor sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém, pastor Ismar Schieffelbein, e demais pastores e pastoras sinodais; o coordenador do Conselho Sinodal da Juventude Evangélica do Sínodo Espírito Santo a Belém, Joelson Wruck; a executiva do programa de Juventude da Federação Luterana Mundial, Savana Sullivan; e o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger; também participaram da programação.

 

Não conseguiu acompanhar o Cuto? Veja o vídeo do canal de YoluTube da IECLB:

Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br