Justiça de Gênero



ID: 3055

FLM promove seminário sobre política de justiça de gênero para Igrejas da América Latina e Caribe

30/09/2014

Celebração de abertura do Seminário sobre Política de Justiça de Gênero (1)
Celebração de abertura do Seminário sobre Política de Justiça de Gênero (2)
Celebração de abertura do Seminário sobre Política de Justiça de Gênero (3)
Celebração de abertura do Seminário sobre Política de Justiça de Gênero (4)
Gustavo Driau de la IELU
Plenária do 1º dia do Seminário de Política de Justiça de Gênero (1)
Plenária do 1º dia do Seminário de Política de Justiça de Gênero (2)
Plenária do 1º dia do Seminário de Política de Justiça de Gênero (3)
Plenária do 1º dia do Seminário de Política de Justiça de Gênero (4)
1 | 1
Ampliar

Com a participação de Igrejas da Comunhão Luterana na América Latina e Caribe, iniciou nesta terça-feira (30/09), o Seminário sobre Política de Justiça de Gênero. Esse Seminário acontece no Centro Kairós, em Buenos Aires, Argentina.

O início deu-se com um breve relato sobre a abordagem de questões de gênero no âmbito da Federação Luterana Mundial. Já em 1952 aconteceram as primeiras discussões sobre o papel das mulheres na 2ª Assembleia da FLM em Hanover. Na Assembleia de 1970 foi designado um grupo de pessoas com objetivo de que houvesse um maior equilíbrio na participação de mulheres em seus diversos fóruns. Os avanços seguiam, mesmo que tímidos. Na Assembléia de Budapeste, em 1984 da FLM foi aprovado o sistema de cotas. A partir de todos esses avanços, no ano de 2013, foi aprovada a Política de Justiça de Gênero pelo Conselho da Federação Luterana Mundial. O documento foi elaborado a partir de um processo participativo e de ampla consulta a redes de mulheres, grupos de reflexão sobre genero e lideranças das igrejas.

A partir deste histórico teve início o Seminário. A Igreja da Colômbia (IELCO) dirigiu a meditação nas qual as/os participantes foram convidadas/os a compartilhar suas experiências de liberdade e seus dons. O programa do Seminário continua neste primeiro dia com a apresentação de cada uma das Igrejas presentes sobre os avanços alcançados e os desafios pendentes em seu contexto, isso é, questões que necessitam de atenção e engajamento.

Participam do Seminário as seguintes Igrejas: Igreja Luterana Evangélica Peruana (ILEP), Igreja Evangélica Luterana Boliviana (IELB), Igreja Evangélica Luterana de Colômbia (IELCO), Igreja Luterana no Chile (ILCH), Igreja Evangélica Luterana no Chile (IELCH), Igreja Evangélica Rio de la Plata (IERP) da Argentina, Uruguai e Paraguai, Igreja Evangélica Luterana Unida de Argentina e Uruguai (IELU), IECLB, e as organizações Serviço de Projetos da IERP/IELU e o Programa do Serviço Mundial da FLM, Colômbia.

Em tempo: Pela IECLB participam a Pastora Rosângela Stange da Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias da IECLB, a Pastora Beta Lieven, Pastora em Teófilo Otoni, o Pastor João Willig, do Sínodo Planalto Rio-Grandense e o Professor Dr. André Musskopf da Faculdades EST, que apresentou uma palestra sobre a abordagem metodológica para a Justiça de Gênero.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6.8
REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br