I Encontro Nacional da Educação Cristã Contínua (ECC) - Junho de 2022

18/06/2022


A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) tem como seu fundamento o evangelho de Jesus Cristo presente na Bíblia. A principal missão da igreja cristã é anunciar essa boa nova, por meio do Espírito Santo e em conformidade com a ordem dada por Jesus, conforme Mateus 28.18-20.

Uma das tarefas fundamentais da Igreja é a educação cristã contínua das pessoas batizadas. Ela é consequência da teologia do Batismo. Para atender a esse compromisso, a igreja promove diversas ações de educação na fé para as diferentes fases da vida.

As Coordenações Sinodais de ECC e os Conselhos Sinodais de ECC têm importante tarefa na área da educação. Planejamento e articulação são imprescindíveis nessa missão.

Foi com esse objetivo que o Conselho Nacional de Educação Cristã Contínua (CONECC) e a Secretaria da Ação Comunitária promoveram, no dia 18 de junho de 2022, o I Encontro Nacional de ECC. A manhã de sábado foi conduzida pelas coordenadoras do CONECC Srª Eliane Becker e pela Pastora Vera Regina Waskow e pela coordenadora de Educação Cristã, Cat. Maria Dirlane Witt. A Pastora Sandra Kamien Tehzy e o P. Everton Knaul abordaram o tema a partir da metáfora das árvores. Segundo a assessora e o assessor, assim como na floresta as árvores não são ‘apenas’ árvores, mas organismos inteligentes, que se comunicam e fazem parte de um complexo sistema colaborativo, cada Sínodo não é uma floresta em si, mas faz parte desse “sistema colaborativo” que é a IECLB, sendo a Bíblia, o Batismo e a confessionalidade evangélica luterana fundamentos que norteiam e orientam a vida da igreja, nos quais se enraíza e sustenta a educação cristã contínua. As pessoas representantes enriquecem e nutrem esse sistema com seus dons, saberes e vivências, fortalecendo os processos de construção coletiva e da igreja que queremos ser: uma Igreja de Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à Criação. Nessa construção, que requer de todas as pessoas compromisso, o Plano de Educação Cristã Contínua (PECC) é um instrumento, “o fio” que nos liga e conduz, que não é visível na superfície, mas no subsolo (na base da rede) sustentando e direcionando o planejamento e a execução das práticas educativas da Igreja.

Após a abordagem do tema, os e as participantes tiveram a oportunidade de fazer considerações e de dialogar a partir da sua realidade e experiência na caminhada da ECC.

Bendita a pessoa que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ela é como árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, porque as suas folhas permanecem verdes; e, no ano da seca, não se perturba, nem deixa de dar fruto. (Jeremias 17.7-8)

Texto: Cat. Maria Dirlane Witt

COMUNICAÇÃO
+
Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br