Fundação Luterana de Diaconia - FLD no Portal Luteranos



Rua Dr. Flores , 62 901 - Centro
CEP 90020-120 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3225-9066
fld@fld.com.br
ID: 2412

FLD-COMIN-CAPA promove encontros temáticos para os conselhos

Encontros temáticos e de integração para conselheiras e conselheiros da FLD-COMIN-CAPA acontecem desde agosto

12/10/2021

 

A FLD-COMIN-CAPA promove desde agosto uma série de encontros temáticos com suas conselheiras e conselheiros. Os encontros ocorrem quinzenalmente em plataforma online, com duração de uma hora e meia e as equipes têm a oportunidade de apresentar programas, projetos e ações em desenvolvimento e dialogar com os conselhos.

A formação tem fomentado a integração entre conselhos, diretoria e equipes FLD-COMIN-CAPA. Também tem proporcionado o fortalecimento e acompanhamento dos espaços de governança. Os encontros foram organizados pelo Grupo de Trabalho Conselhos, com participação da Diretoria, e as temáticas aprovadas no primeiro encontro, ocorrido no dia 25 de agosto.

Os primeiros encontros aconteceram nos dias 25 de agosto, 08 e 22 de setembro e tiveram como temas: Contratos e Convênios, Projeto Trienal FLD e Projeto Trienal COMIN respectivamente. Confira a programação dos próximos encontros:

13 de outubro, às 19h, Programa Pequenos Projetos.
27 de outubro, às 19h, Mobilização de Recursos.
10 de novembro, às 19h, Projeto Trienal do CAPA.
24 de novembro, às 19h, Cooperação Internacional.
08 de dezembro, às 19h, Projeto Político Pedagógico.

Entenda o que é o Conselho Deliberativo
O Conselho Deliberativo é o órgão máximo de governo, sendo constituído por 18 pessoas, cada uma delas representando um sínodo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (a IECLB atua por meio de 18 sínodos, distribuídos geograficamente em todo o país). Uma exigência estatutária é a sua composição com 50% de representação em termos de gênero (metade mulheres, metade homens).

Entenda o que é a Diretoria Executiva
A Diretoria Executiva é eleita pelo Conselho Deliberativo e tem seis integrantes (presidenta ou presidente, vice-presidenta ou vice-presidente, secretária ou secretário, vice-secretária ou vice-secretário, tesoureira ou tesoureiro, vice-tesoureira ou vice-tesoureiro), também com exigência de equilíbrio na representação de gênero, que se reúnem ordinariamente seis vezes ao ano.

Entenda o que é o Conselho Fiscal
Ao Conselho Fiscal cabe a função de fiscalizar as ações administrativas e o cumprimento legais e estatutários da Fundação Luterana de Diaconia. Sua composição também apresenta equilíbrio de gênero na representação.

Entenda os Conselhos do CAPA e do COMIN
O conselho do COMIN é composto por seis pessoas indicadas pelos sínodos e uma pessoa representante da Secretaria Geral da IECLB. Também observam a paridade de gênero.

O Conselho do CAPA é constituído por representantes da IECLB e do público beneficiário, sendo 50% para cada representação.

Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br