Fórum de Missão define proposições para novas Metas Missionárias da Igreja

Reunidas em São Leopoldo, as cerca de 140 pessoas representantes propuseram mais de 30 objetivos para a caminhada da IECLB nos próximos anos.

18/04/2024

1 | 1
Ampliar

De 10 a 14 de abril de 2024, em São Leopoldo/RS aconteceu o Fórum de Missão da IECLB. O fórum foi centro das discussões sobre a caminhada futura da IECLB. Lideranças de todos os sínodos estiveram reunidas para refletir sobre o tema “Do Atendimento e Manutenção para o Crescimento Integral”, visando formular propostas para as novas Metas Missionárias 2025-2030. Representando o Sínodo Nordeste Gaúcho, estiveram presentes: o Sr. Wagner Petry Moraes, o assessor teológico de formação e diaconia, Diácono Dr. Dionata Rodrigues de Oliveira, a Sra. Patrícia Van Grol, a Sra. Marília Sohne, o Sr. Ingo Bartz Strohschoen e o Pastor Sinodal Me. Eduardo Paulo Stauder.

O encontro iniciou na quarta-feira, dia 10, com Culto de Abertura, às 17h (Horário de Brasília). Todas as atividades aconteceram no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo.

O Fórum de Missão da IECLB 2024 encerrou na manhã do último domingo, dia 14 de abril. Nestes quase cinco dias, pessoas representantes dos Sínodos, setores e trabalho e instituições, Presidência da Igreja e Secretaria Geral, estiveram reunidas em São Leopoldo/RS, para o encontro que elaborou proposições para as novas Metas Missionárias da IECLB, a serem executadas entre os anos de 2025 e 2030. Após momentos de palestras, reflexão em grupos e trabalho em quatro câmaras temáticas, 36 objetivos para traçar o novo plano de atuação da Igreja foram trazidos e aprovados em plenária.

Como próximo passo, os objetivos propostos pelas câmaras temáticas serão revisados pela Comissão Organizadora do Fórum. Depois, o material será encaminhado para análise do Conselho da Igreja, que se reúne em agosto. Antes disso, porém, o texto revisado ainda será submetido a uma nova apreciação pelo grupo do Fórum em encontro virtual a ser realizado em junho. Com esses trâmites e a validação do Conselho da Igreja, o documento final das Metas Missionárias será levado para aprovação do Concílio da Igreja, que se reúne em outubro, em Brasília/DF.

“A definição de metas é fundamental para a caminhada da Igreja”, pontuou o Pastor Odair Braun, 1º Vice-Presidente da IECLB e Secretário de Missão, responsável pela organização do Fórum. O documento em fase de elaboração vai ao encontro de quatro grandes temas, prioridades da gestão: Missão, Formação, Justiças econômica, racial, socioambiental e de gênero e Governança, Gestão e Comunicação.

O P. Odair também observa que, tão importante como possuir metas, é fundamental definir métricas de avaliação. “Essas métricas precisam ser claras, objetivas, bem definidas e verificáveis a cada ano”, explicou. Então, além das proposições das metas, os grupos temáticos também se ocuparam na definição de métricas para avaliar a caminhada. “Isso é um desafio, mas cremos que irá agregar importante dose de intencionalidade no processo missionário em toda a IECLB”, observou.

CRESCIMENTO INTEGRAL – Do atendimento e manutenção para o crescimento integral foi a temática que norteou as atividades do Fórum de Missão. De acordo com o P. Odair, ela aponta para a necessidade de ampliar o olhar para o contexto e vislumbrar novas perspectivas de atuação para a Igreja, suas Comunidades e setores de trabalho. “Estas novas perspectivas precisam ter como foco o testemunho da Boa Nova, assim como a vitalidade das Comunidades e o crescimento integral”, frisou. Por crescimento integral, lembra, está o entendimento de oferecer programas e atividades qualificados, que atendam plenamente anseios e necessidades das dores do povo que busca a Igreja. “Isso ocorrendo, promoverá crescimento e gerará vitalidade. Assim, a Igreja será um organismo vivo e fiel ao seu chamado”, concluiu o P. Odair.

Nesse sentido, as proposições apresentadas e formuladas pelo Fórum estão em consonância com o tema e repletas dessa intencionalidade, de buscar crescimento integral e vitalidade das Comunidades.

“A modalidade de atendimento e manutenção fizeram a IECLB ser a Igreja que é e estar presente onde está. As profundas transformações sociais nos colocam diante de desafios e novas perspectivas, tanto na sociedade, como na Igreja. Como continuar sendo Igreja relevante, fiel ao Evangelho diante dos tempos que experimentamos?”, questionou o P. 1º Vice-Presidente. “Para alcançar resultados positivos será necessário que, após a aprovação das Metas pelo Concílio, haja um amplo movimento e esforço em toda a IECLB para que elas sejam incorporadas e assimiladas. Temos um grande desafio pela frente”, finalizou.

Fonte: Portal Luterano
 

COMUNICAÇÃO
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br