Federação Luterana Mundial (FLM) elege a estoniana Anne Burghardt como nova Secretária Geral

Primeira mulher e primeira pastora da Europa Central e Oriental eleita para encabeçar a comunhão global de igrejas

19/06/2021

 

O Conselho da Federação Luterana Mundial (FLM) elegeu a teóloga estoniana Rev. Anne Burghardt como a próxima Secretária Geral da comunhão global de igrejas luteranas. Burghardt, 45, atualmente atua como Chefe de Desenvolvimento do Instituto de Teologia da Igreja Evangélica Luterana da Estônia (EELC) e como assessora da igreja para relações internacionais e ecumênicas.

Burghardt assumirá o cargo de nova Secretária Geral da FLM no início de novembro, sucedendo ao Rev. Dr. Martin Junge, que liderou a comunhão de 148 igrejas membros nos últimos onze anos. Ela será a primeira mulher e a primeira da Europa Central e Oriental a ocupar esta posição de liderança.

Após o anúncio, Burghardt disse:

''Esta grande honra me enche de humildade e estou profundamente agradecida pela confiança que os membros do Conselho depositaram em mim. Ao aceitar esta responsabilidade muito especial na comunhão de igrejas, oro pela orientação do Espírito de Deus para que indique o caminho certo. Eu me alegro com a possibilidade de trabalhar com o Conselho, com as igrejas-membro e com diferentes parceiros, pois a FLM continua participando da missão integral de Deus. Que Deus abençoe nossa comunhão para que ela seja uma bênção para a igreja em geral e para mundo inteiro.''

Parabenizando Burghardt por sua eleição, o presidente da FLM, o arcebispo Dr. Panti Filibus Musa, declarou:

''Parabenizo a Rev. Burghardt por sua eleição. Ela assumirá um papel fundamental na liderança de nossa comunhão mundial de igrejas, contribuindo na moldagem da sua jornada e no testemunho do evangelho, trabalhando pela paz, justiça e reconciliação. Rev. Burghardt traz sua valiosa experiência e dons para o cargo, e estou alegre para trabalhar com ela.''

Burghardt trabalhou no Instituto de Teologia da EELC no fortalecimento da educação teológica luterana como parte integrante da sustentabilidade da igreja. Ela traz profunda experiência no campo das relações ecumênicas, já que também foi Secretária de Estudos para Relações Ecumênicas na sede da Comunhão da FLM em Genebra entre 2013 e 2018. A Rev. Burghardt foi coordenadora de conteúdo da Décima Segunda Assembleia da FLM, realizada em Windhoek, Namíbia, em 2017 e para o 500º aniversário da Reforma. Ela também é membro Junta Diretora da Conferência das Igrejas da Europa.

A Rev. Burghardt estudou teologia na Universidade de Tartu (Estônia), na Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (Alemanha) e na Universidade Humboldt de Berlim. É mestre em teologia e atualmente conclui o doutorado na área de liturgia ortodoxa. Ela é casada com o Rev. Arnd Matthias Burghardt, também pastor ordenado da Igreja Evangélica Luterana da Estônia, e têm dois filhos.

A Rev. Burghardt e o pastor zimbabuano Rev. Dr. Mtata foram pré-selecionados para o cargo no início deste mês por um comitê, nomeado pelo Conselho da FLM, que a elegeu em 19 de junho.

A Rev. Anne Burghardt recebeu 28 votos (58%), o Rev. Dr. Kenneth Mtata recebeu 20 votos (42%). 48 votos foram expressos. Não houve abstenção.

A Rev. Burghardt estará disponível para uma entrevista coletiva online na segunda-feira, 21 de junho ao meio-dia (CET).

 



 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br