IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

''Um corpo, Um Espírito, Uma Esperança'' é o tema da 13ª Assembleia da Federação Luterana Mundial

Aprendendo com o testemunho de igrejas em situações minoritárias

19/06/2020

“Um corpo, Um Espírito, Uma Esperança” é o tema da 13ª Assembleia da Federação Luterana Mundial

Aprender com o testemunho das Igrejas em situações minoritárias


(LWI) - O foco da 13ª Assembleia da Federação Luterana Mundial (FLM) foi definido com o tema “Um corpo, um espírito, uma esperança.” A assembleia será realizada de 13 a 19 de setembro de 2023 em Cracóvia, Polônia.

O Comitê Executivo da FLM decidiu sobre o tema em sua reunião on-line, de 10 a 16 de junho de 2020, quando recebeu o relatório do Comitê de Planejamento da Assembleia (CPA), apresentado pelo Bispo Presidente Dr. Tamás Fabiny (Hungria), que preside o CPA. O tema refere-se a Efésios 4: 4:
“Há um só corpo, e um só Espírito, e uma só esperança, para a qual Deus chamou vocês.”

Ao apresentar o tema, o CPA observou que ele tem profundas raízes na Bíblia, com um foco claro na unidade como um chamado compartilhado. Ele incorpora os conceitos de solidariedade, mutualidade e cooperação, destacando a unidade na diversidade, o que o CPA queria sublinhar. Traz uma mensagem de esperança fundamentada em Cristo, identificada como importante para o mundo de hoje. Por fim, mas não menos importante, o tema refere-se ao Espírito Santo, o que tem conexões claras com os processos teológicos em andamento sobre a identidade luterana e os diálogos ecumênicos, que estão prestando especial atenção à atuação do Espírito Santo na vida da igreja.

O Presidente da FLM, Arcebispo Panti Filibus Musa, acolheu o tema como uma afirmação do compromisso da comunhão luterana de manter o foco na esperança, na unidade e no Espírito Santo em tempos marcados pela fragmentação. Como comunhão, estamos convencidos de que estar juntos é a nossa força no mundo de hoje, disse ele.

Celebração, enriquecimento mútuo e tomada de decisão

O Comitê Executivo também decidiu que a vida da Assembleia será estruturada por três dimensões: celebração da fé comum da comunhão em diferentes contextos e culturas; enriquecimento mútuo por meio de reflexão e discernimento conjuntos; e tomada de decisão conjunta, conforme determinado pela Constituição da FLM. Além disso, a Assembleia terá o objetivo especial de ajudar as igrejas membros a entender e aprender com a vida e o contexto das igrejas que testemunham em situações minoritárias.

A próxima Assembleia será a segunda realizada na Europa Central Oriental, depois da Sétima Assembleia, em Budapeste, Hungria, em 1984.

Representação equilibrada

Em vista do impacto da pandemia do COVID-19 e do compromisso da FLM de reduzir a pegada ecológica da Assembleia, o Comitê também aprovou a proposta do CPA de reduzir o tamanho da assembleia em relação a 2017, garantindo uma representação completa de todas as igrejas membros da FLM e regiões. A Décima Terceira Assembleia terá cerca de 350 delegados(as), com cada igreja membro representada por um mínimo de um(a) e um máximo de sete delegados(as), dependendo do seu tamanho. As cotas da FLM garantirão um equilíbrio de 40% para mulheres e homens e 20% para jovens.

Nomeado pelo Conselho da FLM em 2019, o CPA é responsável por propor o estabelecimento das bases para a Assembleia, o mais alto órgão de decisão da FLM, que se reúne a cada seis a sete anos. A Décima Segunda Assembleia, em 2017, foi realizada em Windhoek, Namíbia, e reuniu-se sob o tema Liberado pela graça de Deus.

________________________________________

A Assembleia é o órgão máximo de decisão da FLM, composto por representantes das igrejas membros da comunhão. Ela se reúne a cada seis a sete anos para dar orientação geral ao trabalho da FLM, eleger o Presidente e os membros do Conselho, atuar sobre os relatórios do Presidente, Secretário Geral e Presidente do Comitê de Finanças e sobre assuntos relacionados à Constituição da FLM.
A Igreja Evangélica da Confissão de Augsburg na Polônia (Evangelical Church of the Augsburg Confession in Poland) sediará a Décima Terceira Assembleia da FLM, que será realizada de 13 a 19 de setembro de 2023 na cidade de Cracóvia. A igreja polonesa é uma das igrejas fundadoras da FLM em 1947. Seus 60.000 membros estão organizados em 150 congregações servidas por 150 pastores em todo o país. O Presidente da Igreja é o Bispo Presidente Jerzy Samiec.
O Comitê Executivo supervisiona o bom funcionamento da FLM entre as reuniões do Conselho e normalmente se reúne duas vezes por ano. Presidido pelo Presidente da LWF, Arcebispo Dr. Panti Filibus Musa, da Nigéria, seus membros incluem os sete Vice-Presidentes regionais, presidentes do Comitê de Finanças, Comitê do Serviço Mundial e os Comitês específicos. Os membros da Equipe de Liderança do Escritório de Comunhão também participam de suas reuniões.

 

Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br