IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

Assembleia de Cracóvia elege novo presidente da Federação Luterana Mundial

A Décima Terceira Assembleia elegeu o bispo dinamarquês Henrik Stubkjær como o novo presidente da FLM.

16/09/2023

Bispo Henrik Stubkjær - novo presidente da Federação Luterana Mundial (FLM). Crédito foto: LWF/Albin Hillert
Da dir. para esq.: Pastora Sílvia Genz, Bispo Henrik Stubkjær. Pastor Nestor Friedrich
Delegação brasileira na 13ª Assembleia da Federação Luterana Mundial (FLM)
1 | 1
Ampliar


(LWI) – O bispo dinamarquês Henrik Stubkjær foi eleito o novo presidente da Federação Luterana Mundial (FLM) para orientar a comunhão global das igrejas nos próximos anos. Teólogo, conhecido por seu trabalho diaconal e ecumênico, Stubkjær atualmente atua como líder da diocese de Viborg na Igreja Evangélica Luterana da Dinamarca.

Após sua eleição no sábado por delegados de todo o mundo presentes na Décima Terceira Assembleia em Cracóvia, na Polônia, Stubkjær disse que o trabalho da FLM sob sua liderança continuará a ser baseado nos quatro pilares sobre os quais a organização foi fundada: trabalhar para o necessitados e oprimidos, iniciativas comuns em missão, esforços conjuntos em teologia e uma resposta comum ao desafio ecuménico. 

O novo presidente declarou: “Minha visão para a FLM é que ganhemos valor agregado trabalhando juntos como uma comunhão que se esforça para colocar a fé cristã em ação através do trabalho humanitário e de desenvolvimento, defesa, testemunho compartilhado e diálogo”. Observando que ser luterano é contextualizar, ele disse que a diversidade encontrada em diferentes contextos é um sinal de como Deus, através de seu Filho Jesus Cristo, está nos nutrindo como igrejas membros [...] para pregar o evangelho de assuntos relevantes maneiras. Por isso, acrescentou: “Considerarei minha responsabilidade garantir a diversidade e que todas as vozes sejam ouvidas”.

Ao mesmo tempo, observou que “o mundo está a tornar-se mais polarizado” e a mudar muito rapidamente. Ele citou palavras do Papa Francisco durante a última visita da FLM ao Vaticano para assinar um acordo de cooperação ampliada entre o Serviço Mundial da FLM e a confederação de agências humanitárias católicas Caritas Internationalis. Afastando-se do seu texto oficial, o papa disse aos líderes da FLM: “Vocês devem estar atentos, em tempos de mudança o Espírito Santo tem a maior oportunidade de mudar as nossas mentes”. Nessas palavras, acrescentou Stubkjær, há “o sinal de esperança” de que as igrejas cristãs são chamadas a estar “no meio de um mundo muitas vezes sem esperança”.

Antes de ser eleito bispo em 2014, Stubkjær serviu durante quase uma década como secretário-geral da organização humanitária dinamarquesa DanChurchAid (DCA). Desde a Décima Segunda Assembleia da FLM na Namíbia ele é membro do Conselho Diretor da FLM, onde preside o comitê de Serviço Mundial e é membro do comitê executivo. Stubkjær ocupou cargos de liderança na ACT Alliance. Ele também preside uma organização que apoia homens sem-teto na Dinamarca para ajudá-los a superar o vício em álcool ou drogas.

Junto com sua paixão pelo trabalho diaconal e humanitário, Stubkjær é conhecido por seu compromisso ecumênico e foco na educação teológica. De 2016 a 2019, atuou como presidente do Conselho Nacional de Igrejas na Dinamarca. Na diocese de Viborg, promoveu o estabelecimento de laços com migrantes ortodoxos da Europa Oriental, bem como com requerentes de asilo e pessoas de outras religiões. Stubkjær será formalmente empossado, juntamente com os membros do novo Conselho, durante o serviço de encerramento da Assembleia, na tarde de terça-feira (19/09). A primeira reunião do novo Conselho sob sua liderança acontecerá no dia seguinte, 20 de setembro.

 

Acesse o texto original, CLICANDO AQUI 

Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br