IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

A liderança da região se reúne e presta homenagem ao Rev. Martin Junge

17/09/2021

 

Nesta sexta-feira, 17 de setembro, mais de 30 pessoas, membros da liderança das igrejas luteranas da América Latina e Caribe e América do Norte da Federação Luterana Mundial (FLM), realizaram um novo encontro virtual por meio da plataforma zoom. O espaço contou com momentos de informação da Rev. Sonia Skupch, Secretária Regional, depois um momento de intercâmbio em pequenos grupos e por fim uma homenagem ao Rev. Martín Junge, que termina a sua gestão como Secretário Geral da FLM.

O encontro começou com uma devocional coordenada pelo Rev. Leonardo Schindler, pastor presidente da Igreja Evangélica de Río de la Plata (FLM), que desenvolveu a ideia de que “no serviço não há medo, mas esperança de transformação”, destacando especialmente que “neste tempo em que falta solidariedade e compreensão”, é necessário que “peçamos a Deus que não seja o medo e a tentação de procurar espaços de poder que nos dominem”; mas «a nossa orientação é servir os pequenos, os que sofrem a cruz», porque «aí encontramos a vida em abundância», concluiu.

A Rev. Sonia Skupch, Secretária Regional da FLM para a América Latina e Caribe e América do Norte, compartilhou informações úteis para as igrejas, como possibilidades de inscrição para pequenos projetos, com a ajuda da FLM, entre outros aspectos. No espaço de trabalho em grupo, as lideranças puderam trabalhar e discutir as situações que nos preocupam e o que está sendo vivido no momento. O resultado ficou nos espaços grupais e não foi compartilhado em plenário, pois muitas coisas estão relacionadas à confiança do diálogo que ocorre nos pequenos grupos.

Para encerrar o encontro e com a presença do Rev. Martín Junge, que termina no dia 31 de outubro sua função de Secretário-Geral da FLM, a partir das lideranças da América Latina e Caribe e América do Norte, eles prestaram uma homenagem na qual agradeceram o empenho e seu trabalho nos últimos anos. Nesse sentido, tomaram a palavra a Rev. Elizabeth Eaton, Bispa da Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA) e o Rev. Roberto Trejo, Pastor Presidente da Igreja Luterana Mexicana (ILM) e Moderador da Conferência de Liderança. Ambos apreciaram o trabalho do Secretário-Geral e apresentaram um vídeo de cerca de 15 minutos, no qual diferentes líderes de diferentes países e igrejas dedicam palavras de agradecimento e apreço.

No final, o próprio Junge fez uso da palavra e agradeceu, expressando que “é muito emocionante e gratificante ouvir tudo isso”. Sobre seu trabalho nos últimos anos, ele disse: Foi um tremendo privilégio e honra poder servir às igrejas Fiz isso com muito amor e comprometimento. Ele ainda frisou que “houve erros e muitas vezes não atendi às expectativas e peço que sejam generosos para entender os erros”. Ao reiterar o agradecimento, expressou Sinto-me com energia e ansioso, preparando tudo para quando a nova Secretária Geral assumir, que será a primeira mulher a assumir esse cargo, apelando por sua vez a respeitar e apoiar sua liderança. Para finalizar, expressou palavras sobre a importância de um espaço como a Federação Luterana Mundial e sua tarefa na comunhão das igrejas: “Se a FLM não existisse, teria que ser fundada amanhã”, disse.

Rede de Comunicações - LAC
 

Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br