Editora Sinodal no Portal Luteranos



Rua Amadeo Rossi , 467 - Morro do Espelho
CEP 93030-220 - São Leopoldo /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3037-2366
editora@editorasinodal.com.br
ID: 2306

Verdade ou Mentira? Uma análise cristã do fenômeno das fake news

15/06/2020

 

Fake news... uma expressão em inglês que já faz parte do nosso vocabulário. Às vezes, até mesmo parece abrandar o peso de uma mentira. Será verdade? Que confusão! É bem isso, uma fake news provoca confusão na mente humana, a tal ponto de não se saber mais o que é verdade e o que é mentira.

Esta obra aborda aspectos da verdade e da mentira, sob a ótica cristã, a partir de várias perspectivas – teológica, psicológica, sociológica e antropológica. Os temas propostos são: A Pós-Modernidade e a construção social; O espetáculo das fake news de uma sociedade nutrida por aparências; Ser de palavra; Verdade e mentira entre a ciência e a fé; Os segredos familiares como um “nó”; Deus está morto! Verdade ou mentira?; Personagens bíblicos que mentiram; O que vejo é real? O que digo é verdade?; A retroalimentação das redes sociais e as curtidas; Como encontrar sentido de vida em meio às polarizações?; Fake news no contexto de emergências e desastres.

Conforme um dos autores, o psicólogo Catito, “levanta-se, então, a pergunta: como buscar equilíbrio e sensatez em meio à enxurrada de informações veiculadas em velocidade astronômica? A resposta a essa questão é a proposta deste livro...”. Ao prefaciar o livro, ele afirma: “Somos convocados a ter uma mente crítica e ‘crística’ para evitar que as muitas informações nos levem a confusões pessoais, radicalismos e, especialmente, atitudes de desamor ao próximo”.

Kitty Kurzawa (Org)

O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br