EDITAL DE PROJETOS IV/2021 - Promover vida digna às pessoas que sofrem em decorrência do COVID19

29/09/2021

 

EDITAL DE PROJETOS IV/2021

Promover vida digna às pessoas que sofrem em decorrência do COVID19

 

Informações gerais:    

Objetivo: Apoiar ações que visam promover vida digna às pessoas que sofrem em decorrência do COVID19.

Quem pode acessar recursos: Comunidades, Paróquias, Sínodos e instituições diaconais confessionalmente identificadas.

Período de encaminhamento do requerimento: 29/09/2021 a 15/10/2021.                 

Período de desenvolvimento do projeto: 01/02/2022 a 31/07/2022

Data de disponibilização do auxílio: mediante disponibilidade.

Como encaminhar o requerimento: o projeto deverá ser cadastrado e enviado a partir do Aplicativo de Gestão de Projetos.

Valor do apoio: o valor máximo solicitado poderá ser de até 90% do valor total necessário para a efetivação da ação pretendida.

Comunicação do resultado da análise: a partir de 15/01/2022

Repasse do recurso financeiro: mediante disponibilidade.

Objetivo:

O apoio a comunidades e instituições diaconais tem por base a Missão da IECLB, que é Propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família e na comunidade e promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo, e está igualmente ancorado na Visão da IECLB, que é Ser reconhecida como igreja de comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à criação.

Objetivo específico:

Apoiar as ações diaconais desenvolvidas por comunidades e organizações diaconais que tem como objetivo promover vida digna a todas as pessoas, de modo especial àquelas que sofrem em decorrência da pandemia global ocasionada pelo COVID19.

Objetivamente, os itens possíveis de apoio são: aquisição de alimentos, materiais de higiene e limpeza e máscaras para serem distribuídos às pessoas necessitadas.

São requisitos para seleção e análise dos projetos:

·      Cadastro de projeto com objetivo mensurável e verificável.

·      Previsão orçamentária coerente com o plano de ação.

·      Apresentação dos critérios a serem utilizados para selecionar as famílias que serão beneficiadas.

·      Informar qual será a comissão responsável pela seleção das pessoas beneficiadas.  (pessoas integrantes desta comissão).

·      Informar se a instituição ou a comunidade está articulada com a rede do CRAS ou CREAS para viabilizar o cuidado psicossocial das famílias beneficiadas.

·      Parecer do Conselho Sinodal. Na impossibilidade, parecer da diretoria do Conselho Sinodal ad referendum do Conselho Sinodal.

 

O que acontece com o projeto depois que é enviado?

A equipe do Núcleo de Projetos examinará o projeto, e, se preciso, solicitará à organização proponente novas informações ou esclarecimentos sobre a proposta. O conjunto de projetos será encaminhado e analisado pelos órgãos competentes, conforme documentos normativos.

Como saber se a solicitação foi aprovada?

A comunicação do resultado da análise será enviada para o endereço eletrônico da organização proponente, com cópia ao respectivo Sínodo.

Acompanhamento e avaliação:

O acompanhamento dos projetos será feito pelo respectivo Sínodo com a assessoria da Coordenação de Diaconia e Núcleo de Projetos, por meio de contatos via e-mail, contatos telefônicos, relatórios narrativos e relatórios financeiros.

Proveniência dos Recursos:

Os projetos que atenderem aos critérios estabelecidos neste edital serão encaminhados à comissão de projetos de Mission EineWelt. Esta comissão irá avaliar os projetos recebidos e se aprovados receberão auxílio de um fundo criado especificamente para auxiliar ações emergenciais por conta do COVID19.

Aplicação de recursos financeiros e prestação de contas:

Os recursos deverão ser aplicados de acordo ao plano orçamentário. A prestação de contas se dará a partir da apresentação de relatórios narrativo e financeiro.

Para auxiliar na reflexão:

Sugerimos a leitura do texto Diaconia e COVID 19 - Reflexões acerca da Confessionalidade Luterana em tempos de Coronavírus, disponível em: https://www.luteranos.com.br/conteudo/diaconia-e-covid-19

Permanecem dúvidas? 

Escreva para secretariageral@ieclb.org.br  

 Porto Alegre, 29 de setembro de 2021.

 

 

 

P. Marcos Bechert

Secretário-Geral

COMUNICAÇÃO
+
Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br