Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Vale do Itajaí e Nordfriesland discutem questões ambientais em workshop

05/05/2022

Workshop Vale do Itajaí e Nordfriesland
Workshop Vale do Itajaí e Nordfriesland
Workshop Vale do Itajaí e Nordfriesland
Workshop Vale do Itajaí e Nordfriesland
Workshop Vale do Itajaí e Nordfriesland
Workshop Vale do Itajaí e Nordfriesland
Workshop Vale do Itajaí e Nordfriesland
Workshop Vale do Itajaí e Nordfriesland
Workshop Vale do Itajaí e Nordfriesland
Workshop Vale do Itajaí e Nordfriesland
1 | 1
Ampliar

Pelo segundo ano consecutivo, a parceria entre os sínodos Vale do Itajaí e Nordfrielsand/Norte da Alemanha promove workshops virtuais para debate de temas comuns entre brasileiros e alemães. Na quinta-feira, 05 de maio, aconteceu o terceiro encontro, a partir do tema anual de Nordfriesland “Tempo, para que algo mude (Zeit, das sich was dreht)“, que tem como pano de fundo o projeto para zerar a emissão de CO2 nas atividades da Igreja até 2031. A bispa local, Annegret Wegner-Braun e o coordenador da parceria em Nordfriesland, Karsten Wolff lideraram as apresentações da temática.

O sínodo alemão quer dar um exemplo corajoso na área ambiental e passar de declarações bem-intencionadas para ações concretas. Para eles, o abandono do antropocentrismo leva a uma mudança nas questões fundamentais da teologia e da igreja. Uma dessas questões básicas não é mais ‘o que a natureza significa para o ser humano’, mas, ‘o que o ser humano significa para a natureza’.

A partir dos estudos da teóloga feminista ecológica Dorothee Sölle, a bispa Annegret afirmou que “se a terra pertence a Deus, então ela pertence a todos”. “Todos os seres criados, incluindo animais e plantas, têm significado em si mesmos. Eles não precisam render nenhum benefício para os seres humanos. Eles não pertencem a quem quer explorá-los. Eles pertencem a Deus, à própria vida. Quando dizemos que Deus está do lado dos pequenos, dos fracos, dos vulneráveis, Ele também está do lado da criação. A natureza não é apenas matéria para nós, mas uma contrapartida cheia de espírito e lugar de conhecimento de Deus. Dessa forma, a natureza também pode se tornar um lugar de experiências místicas: nela experimentamos que somos parte de toda a criação de Deus”.

Segundo Wolff, as ações concretas estão focadas em três pontos: a) Nas propriedades com ênfase na redução de construções obsoletas, melhorias em isolamentos e uso de energias renováveis para aquecimentos mais eficientes nos templos e propriedades da igreja, além de fomentar investimento em turbinas eólicas e parques solares; b) Mobilidade com ênfase na utilização de veículos que utilizem energia limpa/renovável, motivação para caronas solidárias e redução de reuniões presenciais; c) Compras socioecológicas na qual se valorize a compra de produtos de origem próxima e ecológica, além de fomentar a alimentação voltada para o vegetarismo formando comunidades ecologicamente justas.

O grupo ainda participou de um debate sobre a temática, no qual pôde compartilhar experiências socioecológicas e como a temática está sendo tratada nas esferas públicas e eclesiásticas.

Os dois primeiros workshops virtuais aconteceram em 2021, em virtude do adiamento da visita de Nordfriesland, por causa da epidemia. Segundo o coordenador da parceria, P. Sigfrid Baade, essa foi uma forma de manter as pessoas em contato e compartilhando temáticas importantes para ambas as igrejas. A quarta edição acontece no dia 28 de junho, quando o Vale do Itajaí irá conduzir os trabalhos. O tema será “Teologia Pública” e será coordenado pelo P. Dr. Oneide Bobsin, teólogo luterano e professor na Faculdades EST.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
REDE DE RECURSOS
+
Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br