Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Núcleo Ecumênico de Blumenau realiza celebração na Semana de Oração pela Unidade Cristã

29/05/2022

NEB 1.
NEB 2.
NEB 3.
NEB 4.
NEB 5.
NEB 6.
1 | 1
Ampliar

A semana que antecede Pentecostes, de 29 de maio a 4 de junho, é bastante especial para a unidade cristã. Uma celebração, promovida pelo Núcleo Ecumênico de Blumenau, no fim da tarde de domingo, (29), na Capela Ecumênica Bom Pastor, em Pomerode/SC, marcou o início da Semana de Oração. O tema: “Vimos seu astro no Oriente e viemos prestar-lhe homenagens” (Mt 2.2)” foi trabalhado na pregação do pastor sinodal Guilherme Lieven, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

“Assim como os reis magos, as igrejas ecumênicas são chamadas para caminharem na mesma direção, na direção da estrela, do astro, que brilhou em Belém. Nosso caminho de unidade passa por gestos, testemunhos e ações que criam mais espaços de comunhão e diálogo. Nesse caminho não há culto pelo ódio, defesa da violência, descaso com a criação de Deus e com a vida. Nesse caminho, guiado pelo astro, somos animados, guiados e fortalecidos por Jesus Cristo, Senhor da unidade. As pessoas, comunidades e igrejas que oram pela unidade, afirmam sua fé em Jesus Cristo e são para o mundo um sinal da unidade desejada por Deus”, declarou Lieven.

O tema de 2022 foi preparado pelo Conselho de Igrejas do Oriente Médio e adaptado, no Brasil, pelo CONIC Agreste Pernambucano. Com as palavras do Evangelho de Mateus, as igrejas cristãs do Líbano, da Síria, do Egito e do Irã compartilham uma mensagem de esperança.

“Ao refletir sobre o contexto de conflitos e violências históricas que atingem as igrejas do Oriente Médio, é de admirar que, mesmo assim, elas consigam manter vivo o testemunho cristão. Isso nos convoca à uma esperança extremamente profética. É a esperança que acolhe a diversidade e presta serviço ao fortalecimento da missão apostólica, que é o testemunho e o papel construtivo das pessoas cristãs”, afirmou o presidente do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), P. Inácio Lemke.

O vice-presidente do Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão, bispo Dom Rafael Biernaski; o pároco da Paróquia Luterana Apóstolo André, P. Ademar Kroenke; o pároco da Paróquia São Ludgero, Pe. Lauro Nunes; e o reverendo Lucas Schumacher, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, também estavam presentes no culto ecumênico.
 


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
Área: Ecumene
ID: 67177

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br