Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Federação Luterana Mundial (FLM) dá as boas vindas à nova Secretária Geral Pastora Anne Burghardt

Teóloga e pastora da Igreja Evangélica Luterana da Estônia irá liderar a comunhão global

01/11/2021


(LWI) – A Federação Luterana Mundial (FLM) dá as boas-vindas à sua nova Secretária Geral, Pastora Anne Burghardt da Igreja Evangélica Luterana da Estônia (EELC, por sua sigla em Inglês)), que assume seu novo cargo neste 1º de novembro de 2021, Dia de Todos os Santos. Ela é a primeira mulher e a primeira pessoa da Região da Europa Central e Oriental a ocupar esta posição de liderança na FLM.

Anne Burghardt foi eleita pelo Conselho da FLM em 17 de junho de 2021 para liderar a comunhão global de 148 igrejas membros. A teóloga e pastora de 45 anos de idade trabalhava anteriormente como Chefe de Desenvolvimento Eclesial do Instituto de Teologia da Igreja Evangélica Luterana da Estônia, em Talin, e era como conselheira da igreja para as relações internacionais e ecumênicas. Na FLM ela sucede o Pastor Dr. Martin Junge, que serviu como Secretário Geral da FLM de 2010 a 2021.

Refletindo sobre sua tarefa futura, Anne Burghardt disse: “A vida da FLM é uma vida em comunhão, de igrejas testemunhando e trabalhando juntas pela justiça, paz e dignidade para todas as pessoas. Oro para que meu trabalho possa contribuir para o crescimento dessas igrejas à medida que elas se reúnem em torno de Jesus Cristo, que é quem nos une a todos e todas em nossa missão no mundo”.

Oro para que meu trabalho possa contribuir para o crescimento conjunto dessas igrejas à medida que se reúnem em torno de Jesus Cristo, que é quem nos une a todos e todas em nossa missão no mundo. - Secretária Geral da FLM, Pastora Anne Burghardt

Ao assumir o seu novo cargo ela agradeceu a seu antecessor Pastor Junge por um processo de transição bom e detalhado que a permitiu entender mais sobre as diferentes áreas de trabalho nas diferentes regiões e as diferentes prioridades das igrejas membros da FLM.

Entre as principais prioridades da nova Secretária Geral estará supervisionar a implementação da estratégia da FLM intitulada 'Com Paixão pela Igreja e pelo Mundo'. Ela também ajudará a definir os rumos para a próxima Assembleia da FLM a ser realizada em Cracóvia, Polônia, em setembro de 2023.

O presidente da FLM, Arcebispo, Dr. Panti Filibus Musa, deu as boas-vindas à nova Secretária Geral dizendo que está “ansioso para trabalhar junto com ela e apoiar o testemunho das igrejas em seus muitos contextos”. Ele acrescentou: “A Pastora Anne Burghardt traz suas valiosas experiências e dons e estou grato por estar caminhando ao lado dela na jornada rumo a Cracóvia 2023, a Assembleia que terá como tema ‘Um corpo, um espírito, uma esperança’.”

Entre seus cargos anteriores no Escritório de Comunhão da FLM, em Genebra, a Pastora Anne Burghardt atuou como Secretária de Estudos para Relações Ecumênicas, como Coordenadora da Comemoração do 500º Aniversário da Reforma e como Coordenadora de Conteúdos da 12ª Assembleia da FLM, realizada na Namíbia em 2017. Ela será instalada em Culto a ser celebrado na Capela do Centro Ecumênico de Genebra, no dia 17 de novembro de 2021.

FLM / P. Hitchen
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br