Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Bispa Izani Bruch foi nomeada capelã do Palácio de la Moneda no Chile

21/04/2022

 

A Rev. Izani Bruch, Bispa da Igreja Evangélica Luterana no Chile (IELCH) foi nomeada nesta quinta-feira, 21 de abril de 2022, capelã do Palácio de La Moneda no Chile. A nomeação foi feita pelo Ministro Secretário Geral da Presidência, Giorgio Jackson, em nome do Presidente Gabriel Boric Font. Ela será responsável pelo cuidado pastoral dos funcionários evangélicos da casa do governo, bem como pela organização dos serviços litúrgicos.

Como igreja estamos muito felizes e o recebemos com humildade, com medo e tremor, mas também com grande esperança e compromisso para tornar possível o novo Chile com o qual todos sonhamos, disse Buch. A respeito de sua tarefa, ela explicou que sua responsabilidade será o acompanhamento pastoral da casa governamental, mas também a coordenação e organização de diferentes espaços litúrgicos durante o ano, de acordo com as diferentes denominações evangélicas. Procuraremos estabelecer uma capelania aberta, respeitosa da diversidade de nosso mundo evangélico, bem como procurando ser o elo de ligação entre o governo e nossas igrejas evangélicas no Chile, concluiu ela.


A Pastora Izani Bruch é originária do Brasil e chegou ao Chile em 1992. Ela é formada em Teologia pela Comunidade Teológica Evangélica do Chile, obteve seu mestrado na Faculdade EST de São Leopoldo Brasil e foi ordenada para o ministério pastoral em 2002. Durante 10 anos exerceu essa função na Congregação La Paz de Osorno, e desde 2013 é pastora da Congregação o Bom Samaritano em Peñalolén, Santiago. Seu trabalho pastoral sempre foi caracterizado por sua participação ativa no movimento ecumênico e em várias redes da sociedade civil, ligadas aos direitos humanos e à defesa dos mais vulneráveis. Ela foi eleita Bispa do IELCH em 2019. Ela é a segunda pastora luterana a ser nomeada capelã de La Moneda, depois que a Rev. Gloria Rojas Vargas ocupou o cargo em 2014.

A lei chilena estabelece o mesmo status legal para todas as igrejas e religiões registradas no país. Parte disto é instituído através da nomeação de uma capelã evangélica e de um capelão católico, que têm certas funções no palácio presidencial. O país tem pouco mais de 19 milhões de habitantes, 17 % dos quais são protestantes. Enquanto isso, a IELCH tem 3.000 membros em diferentes regiões do país, com um forte trabalho na pastoral social e no diálogo inter-religioso.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br