IECLB e Diaconia das Américas e do Caribe - DOTAC


ID: 2726

IECLB hospeda seminário internacional de experiências de superação da violência

28/09/2012

Participantes do encontro - Recife - setembro 2012
Participantes do encontro - Recife - setembro 2012
Visita a comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Gravatá - PE
Visita a Projeto apoiada por Diaconia-Recife, em Olinda.
1 | 1
Ampliar

De 24 a 28 de setembro de 2012, aconteceu em Recife/PE o Seminário DOVE - Dotac Overcoming Violence Exchange (Seminário de Experiências de Superação de Violência). Através de suas organizações diaconais (Casa Matriz de Diaconisas, Comunhão Diaconal e Coordenação de Diaconia) a IECLB é membro de DOTAC-Diaconia das Américas e Caribe. 

O Seminário foi organizado pela Coordenação de Diaconia da Secretaria da Ação Comunitária, em parceria com a Fundação Luterana de Diaconia e com o apoio local de DIACONIA-Recife e do projeto diaconal Pró-Ludus O Caminho, de Gravatá/PE.

Estiveram presente no evento três pessoas dos Estados Unidos (April Boyden, Heather Frank e Cindy Andrade Johnson), três pessoas do Caribe (Gillian Wilson, Tanya Conliffe e Andrine Jennifer Joseph) e duas pessoas do Canadá (Ann Blaine e Margaret Robertson). Margaret é a atual vice-presidente do comitê executivo de DOTAC. Representando as comunhões diaconais da IECLB, participaram a diaconisa Haidi Homrich, pela Casa Matriz de Diaconisas, a diácona Vilma Petsch, pela Comunhão Diaconal e a diácona Leila Schwingel, da Coordenação de Diaconia. Estiveram presentes também Marie Krahn, do Serpaz, Marilu Menezes, da FLD, Mauro Souza, Secretário da Ação Comunitária e o Pastor Sinodal Joaninho Borchardt, do Sínodo Espírito Santo a Belém.

O encontro foi muito importante porque proporcionou um espaço privilegiado onde as mais diversas experiências foram compartilhadas e refletidas. Embasadas em estudos bíblicos, as discussões geraram elementos para divulgar e aprimorar os trabalhos de superação de violência nas comunhões diaconais e nas igrejas por elas representadas. Dentre os temas abordados destacam-se a violência contra a mulher, a exploração sexual de crianças e adolescentes, a violência contra imigrantes, a violência causada pelas armas e a violência causada pela pobreza. Visitas foram realizadas à instituição Diaconia Recife, ao projeto diaconal Pró-Ludus O Caminho, de Gravatá e ao projeto de trabalho de comunicação jovem da comunidade de Peixinhos, em Olinda. Além disso, a experiência do projeto Menina Abusada, que denuncia a violência sexual contra crianças no estado da Paraíba, foi apresentada.

Reafirmou-se a convicção de que, embora avanços tenham sido alcançados, existe muito trabalho a ser feito. Tanto as comunhões diaconais quanto as igrejas com as quais elas se relacionam têm um papel importante de propor e praticar alternativas à violência.
 

Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br