IECLB e Diaconia das Américas e do Caribe - DOTAC


ID: 2726

13ª Conferência DOTAC aconteceu em Porto Alegre/RS

25/10/2015

De 21 a 25 de outubro de 2015, cerca de cem pessoas ligadas ao trabalho diaconal (Diáconas, Diáconos, Diaconisas, Missionários, Missionárias, Cuidadores e Cuidadoras), ligadas a 12 Comunhões Diaconais das Américas e do Caribe se reuniram em Porto Alegre/RS para realizar a 13ª Conferência DOTAC. É a segunda vez que a IECLB hospeda o evento. A primeira foi em Rodeio 12/SC, em 1999.

O tema central da conferência, Diaconia de Jesus, de migalhas à comunhão integral, foi inspirado pelo texto bíblico de Marcos 7.24-30. As reflexões foram conduzidas na expectativa de revelar que ainda existem muitas pessoas ao redor do mundo que não têm um lugar à mesa, alimentam-se de migalhas que caem e não participam das decisões, tomadas ao redor da mesa, que envolvem as suas vidas. Esta não é a vontade de Deus. Na mesa da comunhão, onde Jesus está presente, há lugar para todas as pessoas. Ali, há fartura e vida plena, mas é preciso repartir, compartilhar, viver vidas mais simples.

As palestras centrais foram trazidas pelo Teólogo Dr. Felipe Buttelli, pela Diác. e Assistente Social Irma Schrammel, e pelo P. Dr. Rodolfo Gaede Neto.

As visitas a projetos diaconais foram consideradas pontos altos da Conferência. As pessoas participantes do evento foram subdivididas em dez grupos menores, que realizaram, cada, pelo menos, duas visitas. Foi uma imersão profunda na realidade da região. Diversos projetos, iniciativas e trabalhos foram visitados e muita reflexão e solidariedade foram compartilhadas.

A Conferência foi permeada por momentos intensos de devoção, leitura e reflexão bíblica, além de diversas ofi cinas.

No domingo pela manhã, os grupos foram novamente organizados para participar de cultos nas Igrejas de Porto Alegre. Estavam representadas comunhões ligadas às Igrejas Luteranas, Metodistas, Episcopais/Anglicanas, Presbiterianas, Unidas, entre outras, do Brasil, Canadá, Estados Unidos, Jamaica e Costa Rica.

A diaconia da IECLB é mais forte a partir dos impulsos deixados pela Conferência de DOTAC. Que venha a próxima, em Vancouver, no Canadá!

P. Dr. Mauro Souza
Secretário da Ação Comunitária
Secretaria Geral da IECLB
 

Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br