D I A C O N I A: - um agir restaurador e curador - uma dimensão do ser Igreja

18/09/2021

0 plenaria (002)
1 plenaria (002)
2 plenaria (002)
3 plenaria (002)
1 | 1
Ampliar

Um seminário online, realizado pela Coordenação Sinodal de Diaconia do Sínodo Paranapanema, no dia 18 de setembro, reuniu pequeno mas seleto grupo de lideranças de diferentes comunidades e paróquias.
Dividido em duas partes (manhã e tarde), o seminário teve como programação básica: meditação de abertura, palestra, um tempo para diálogo, partilha de experiências, além de um momento para refletir sobre os desafios e dificuldades em se fazer da Diaconia uma rotina nos contextos comunitários.
Depois da acolhida feita pelo pastor vice-sinodal, P. Alfredo Jorge Hagsma, a Pa. Rosane Pletsch, orientadora teológica da Diaconia no Sínodo, fez breve meditação, inspirada na parábola do Bom Samaritano.
Em seguida, a Diaconisa Arlete Prochnow, com o desafio de alinhavar o tema aos subtemas (vide título), fez uma palestra de profundo teor. Cada palavra, cada comentário tinha uma carga de entusiasmo e muita convicção. Do início ao fim da sua fala, a Diac. Arlete construiu pontes e relações com a Diaconia como dimensão do ser igreja e, nesta perspectiva, contemplada no Planejamento Missionário (PAMI) da IECLB.
Se o seminário em si já merecia essa notícia, há alguns detalhes que o enriquecem: Arlete Prochnow está, a serviço da IECLB, morando em El Salvador (América Central). Não só aceitou o convite para assessorar o encontro, como também chamou lideranças da igreja luterana salvadorenha para que dele participassem. Além da Pa. Emely Chavez, Maria Martinez e Patricia Ramos, Laura Saravia e Fátima Reina também marcaram presença e fizeram comovente testemunho do trabalho diaconal realizado em sua comunidade. Vale destacar, neste trabalho, já marcado pelas dificuldades da pandemia e pelas condições climáticas (pelo menos três fortes tormentas atingiram El Salvador durante o ano de 2020), a inspiradora participação dos jovens.
Assim como “Deus cria pontes com o ser humano, através do Seu filho Jesus Cristo”, a Diaconia cria pontes de amor, serviço e transformação entre as pessoas. Também a tecnologia criou uma ponte valiosa entre Brasil e El Salvador e possibilitou a realização de um seminário dinâmico e bastante significativo.
Profunda alegria e gratidão pela oportunidade de vivenciar esse tempo de fé e formação!” – disse Elizabeth Flemming.
Me impactou muito ouvir sobre a “Diaconia COM” e a “Diaconia PARA”. Muito aprendizado!! Temos um longo caminho pela frente!!” comentou Arlete Frizzo.
 

COMUNICAÇÃO
+
Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br