Cultura de Convivência



ID: 3192

Conheça a campanha Quinta-feira de Preto (Thuerdays in Black)

27/05/2021

1 | 1
Ampliar

 A campanha Quinta-feira de Preto é uma mobilização pelo fim da violência contra a mulher, promovida pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI). A Campanha teve início nos anos 80 como uma forma pacífica de protesto e denúncia ao estupro e a violências ocorridas especialmente nos contextos de conflitos e guerras.

A campanha chama as pessoas a se vestirem de preto e utilizarem a identificação da campanha (um boton) todas as quintas–feiras para declarar que fazem parte do movimento global de resistência e luta às atitudes e práticas que permitem o estupro e a violência. Essa ação visa mostrar respeito pelas mulheres que são resilientes diante da injustiça e da violência, incentivando outras pessoas a se unirem no movimento.

BRASIL - No Brasil, a campanha é pouco conhecida, especialmente porque há uma discussão em torno do nome da campanha e o que ela significa num contexto onde a cor preta é tantas vezes relacionada às atitudes e situações com conotações raciais e negativas. 

 

Importante é afirmar e esclarecer que, nesta campanha, a cor preta é usada como uma cor de resiliência e resistência. Ela vem motivada pelas mães da Praça de Maio que se vestem de preto; pelas mulheres que lutam por causa do massacre palestino; pelas mulheres da Bósnea que protestam contra o uso do estupro como arma de guerra; pelo movimento Black Sash na África do Sul que protestou contra o apartheid e seu uso de violência contra pessoas negras. A cor preta vem carregada com essas resistências de movimentos que lutam pelo fim da violência.

 

Como integrante do Conselho Mundial de Igrejas, a IECLB apoia essa campanha e, através dela, reforça seu compromisso com a justiça de gênero e a eliminação de todas as formas de violências. Acompanhe, semanalmente, os conteúdos que estão sendo produzidos no Instagram da IECLB: https://www.instagram.com/ieclboficial/

 

Materiais da campanha:

 

A campanha Thursdays in Black é uma campanha permanente e ecumênica. No link a seguir você terá acesso a mais informações e a recursos como estudos bíblicos, orações e vídeos com depoimentos de lideranças das diferentes igrejas membros do CMI falando sobre a importância da campanha: https://www.oikoumene.org/what-we-do/thursdays-in-black

 

No Brasil, a iniciativa é coordenada pela Confederação Metodista de Mulheres (CMM) que, além de incentivar ações, disponibiliza alguns materiais da campanha em língua portuguesa. No site, é possível encontrar a logo da campanha em português para impressão de bótons, camisetas, cartazes e utilização nas redes sociais. Acesse o link e confira: https://www.metodista.org.br/quintafeiradepreto

 

Você pode se envolver! 

 

A campanha tem várias dimensões, começando com o preto como sinal de resiliência e coragem solidária com aquelas pessoas que se opõem à violência e sobrevivem ao trauma causado pela violência sexual e de gênero. Também encorajamos você a criar recursos e conteúdos que levem a mensagem de que a violência sexual e de gênero é uma violação dos direitos humanos básicos e publicando nas suas redes sociais ou compartilhando com a sua comunidade. 

Algumas ideias para a conscientização sobre a violência sexual e de gênero para as quintas-feiras em preto incluem:

• Preparar vídeos curtos;

• Criar um blog ou escrever uma música ou poema;

• Coreografar uma dança;

• Lançar uma exposição;

• Reuniões com o poder público;

• Garantir que o local de trabalho seja um local seguro para as pessoas: busque uma política de justiça de gênero;

• Fazer uma apresentação especial em uma sessão do grupo de mulheres, homens ou jovens;

• Apoiar um abrigo ou ajudar a estabelecer um abrigo para vítimas e sobreviventes da violência sexual e de gênero;

• Criticar a linguagem usada para perpetuar a desigualdade e a violência em seus contextos;

• Preparar liturgias e estudos bíblicos que abordem a questão da violência sexual e de gênero (ou utilizar estudos já existentes).

Esta lista não é fechada. São impulsos para estimular sua coragem e criatividade para unir esforços na promoção de um mundo melhor e mais seguro para mulheres, homens e crianças, agora e nas próximas gerações.

 

Divulgando as ações

 

Quando realizar ações ligadas ao movimento Quintas-Feiras de Preto ou para incentivar a justiça de gênero, compartilhe com a Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias através do e-mail coordenacaogenero@ieclb.org.br ou poste em suas redes sociais utilizando as hashtags #quintafeiradepreto, #thursdaysinblack e #IECLBquintadepreto. Ao dar visibilidade a essas ações, além de conscientizar as pessoas de que a violência sexual e de gênero é pecado e violação dos Direitos Humanos, motivamos mais pessoas a se unirem em torno dos esforços para transformar essa triste realidade.

 

Confira algumas manifestações de adesão à campanha na IECLB:

 

      https://www.luteranos.com.br/noticias/missao-mulheres/quinta-feira-de-preto

 https://www.luteranos.com.br/noticias/ecumene/no-dia-internacional-da-mulher-o-cmi-estimula-as-igrejas-a-se-unirem-as-quintas-feiras-de-preto-em-direcao-a-um-mundo-sem-estupro-e-violencia

      https://programadegeneroereligiao.wordpress.com/2020/06/11/quinta-feira-de-preto/

      https://www.facebook.com/686998768/videos/10158420109468769/

      https://www.facebook.com/groups/conad.ieclb/permalink/2878174955789630/

 

 

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br