A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Como é bom a gente se reencontrar!

A volta dos cultos presenciais na São Mateus

28/06/2020

culto presencial 1
culto presencial 2
culto presencial 3
culto presencial 4
culto presencial 5
culto presencial 6
culto presencial 7
culto presencial 8
1 | 1
Ampliar

No domingo à noite, 28 de junho, a Paróquia São Mateus pôde vivenciar novamente as sensações de um culto reunindo pessoas no seu templo. Mesmo com restrições que impossibilitaram a presença no local de considerável parte da Comunidade.

Reunimos presencialmente 47 pessoas num culto com cerca de 40 minutos de duração. Observamos todas as normativas do governo de Santa Catarina, da Prefeitura de Joinville, da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) e do Sínodo Norte Catarinense. Tudo para que a possibilidade de contágio pela COVID-19 fosse o mais minimizada possível. Mas, além das pessoas presentes, outras tantas estiveram conosco via Facebook (@saomateusjlle), pois transmitimos ao vivo o culto por esta mídia social. Houve centenas de acessos durante a transmissão e vários outros depois, assistindo a gravação.

Além da liturgia conter alguns hinos de louvor, orações e bênção, a mensagem foi baseada em Jeremias 29.1-10. O povo de Judá sofreu um exílio que duraria 70 anos. Neste tempo, os deportados para a Babilônia deveriam lá construir casas, casar-se, ter descendentes, casar seus filhos e filhas, ver o nascimento de netos, plantar pomares e esperar a época de colher seus frutos. Deveriam orar pela nação que destruiu seu país e os escravizou. E ainda trabalhar para a prosperidade de seus opressores, porque também seriam beneficiados e prosperariam junto. Semelhantemente, Deus nos permitiu a pandemia da COVID-19, o nosso atual “exílio”. No entanto, a vida continua para nós, como o foi para os judeus deportados, em meio a perdas de vidas humanas, de consequências financeiras e outras, tendo de nos reinventar nas mais diversas áreas e sem saber até quando tudo isso vai durar...

O importante é confiar no cuidado de Deus, como nos assegura Jesus: “Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!” (Mateus 10.29-31).

Agradecemos a Deus por ter nos oportunizado este retorno dos cultos presenciais! Agradecemos a cada pessoa que se envolveu na organização e na realização deste! Agradecemos a quem pôde vir e a quem nos assistiu pelo Facebook!

Estávamos retornando aos poucos, conforme as normas das autoridades políticas e eclesiásticas nos permitiam. No entanto, reunido virtualmente na noite de 08 de julho passado, o Conselho da Comunidade Evangélica de Joinville - União Paroquial (CEJ - UP) decidiu pela suspensão dos cultos presenciais de suas 11 paróquias até o dia 31 de julho. Acesse este link para saber mais detalhes: https://www.luteranos.com.br/textos/joinville-sao-mateus/comunicado-importante-sobre-cultos-presenciais.

Assim que houver o retorno, divulgaremos amplamente datas e horários dos próximos cultos presenciais que ocorrerão, incluindo também as permissões e restrições atualizadas.

Você pode acessar a gravação deste culto clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=_nwXs-HrjNU

Confira a galeria de fotos gentilmente cedidas por: Aline e Dagoberto Treptow  e Harry Tilp Júnior.


Autor(a): P. Alexandre Fernandes Francisco
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - São Mateus
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 29 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 10
ID: 57471

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br