Coral Luterano de Rio Negro: 80 anos de história

Sínodo Norte Catarinense

01/11/2023

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
1 | 1
Ampliar

Com muita gratidão e alegria, celebramos no dia 22 de outubro, um culto festivo em comemoração ao aniversário de 80 anos de Coral Luterano. O mesmo, teve Início com a vinda do Pastor Artur Melzer, que assumiu a Paróquia em 1942.

Ele, como grande conhecedor da música e do canto sacro, preocupou-se com o canto coral, como meio de anúncio da Palavra e colocar os dons em prática. Desta forma, em 23 de outubro de 1943, às 20h, compareceram à Igreja várias pessoas alegres e dispostas a iniciarem seus ensaios de canto, tendo como dirigente o próprio pastor Melzer.

Os primeiros integrantes foram: Anita Heinerici, Irmgard Leistner, Targina Wittig, Hildegard Erhardt, e Ella Ritzmann, como sopranos. Anita Schuster, Cornélia Heinerici, Erna Metzger e Edith Bostelmann como contraltos, Julius Stritzinger, Frederico Uhlmann e Manferedo Stritzinger como Tenores, Alfredo Erhardt e Carlos Erhardt como baixos.

Com a transferência do Pastor Melzer em 1956, a direção foi passada para a cantora Dirce Stritzinger que, com alegria e dinamismo, desempenhou a regência até seu falecimento em 31 de julho de 1997. Após esta data, assumiu a regência o cantor Egon Werner, indicado pela regente Dirce ao se afastar por problemas de saúde. Egon vem desempenhando até hoje a regência do Coral com o apoio de Márcia Silene Valério e Ernani Kvitchal Neto.

O Coral Luterano participa nos cultos, nos Encontro de Corais e em outras apresentações, levando sempre a Palavra cantada com alegria. Como dizia o Pastor Melzer: Uma Comunidade deve ouvir a palavra de Deus cantada, pois esta melhor expressa o louvor a Deus. Música e letra também são capazes de consolar pessoas. E, assim, louvando a Deus e cantando a sua palavra, neste ano de 2023 o Coral Luterano completou 80 anos e conta atualmente com 44 integrantes.

O culto foi muito festivo, com vários hinos do coral e cânticos comunitários, também teve a pregação do pastor local, Aislan Greuel, trazendo a reflexão do texto de Tiago 5.13-20, dando ênfase na dinâmica da vida comunitária, onde “Igreja que é Igreja, caminha junto na alegria, no sofrimento, no cuidado mútuo. Em todas as fases da jornada da vida”, onde o Coral Luterano tem sido espaço fundamental de cuidado, pastoreio, comunhão e dons, onde é nítido que os integrantes têm o grupo como uma verdadeira família da fé.

Louvado seja Deus, pelos 80 anos de testemunho e serviço do Coral Luterano. Graças a Deus por cada integrante que passou por ele e cada integrante que hoje está compondo-o. Louvado seja Deus pela condução dos regentes e toda a diretoria. Que Deus continue nos conduzindo nesse ministério e jornada!

Também estiveram presentes em culto, o Sr. James Karson Valério, prefeito da cidade de Rio Negro/PR; a Sra. Dircelene Dittrich Pinto, vereadora da cidade de Mafra/SC; a Sra. Isabel Cristina Grossl, vereadora da cidade Rio Negro/PR. Após o culto, ainda tivemos um delicioso almoço servido no salão comunitário, finalizando esta festividade com muita alegria, comunhão, histórias para relembrar e sonhos para vislumbrar.

E como cantamos no LCI, número 470: “Até aqui me trouxe Deus; guiou-me com bondade. Ele amparou os passos meus com graça e fieldade”.
 


Autor(a): Pastor Aislan Henrique Greuel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
ID: 71616
COMUNICAÇÃO
+
Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br