Conselho Sinodal começa a visualizar um novo planejamento missionário para o Sínodo Vale do Itajaí

25/06/2022

Reunião do Conselho Sinodal
Reunião do Conselho Sinodal
Reunião do Conselho Sinodal
Reunião do Conselho Sinodal
Reunião do Conselho Sinodal
Reunião do Conselho Sinodal
Reunião do Conselho Sinodal
1 | 1
Ampliar

Uma árvore cheia de sonhos, de esperança e fé foi formada a partir do diálogo no Conselho Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, na reunião do dia 25 de junho, na Comunidade de Bateas, na Paróquia Martim Lutero, em Brusque/SC. O pastor sinodal Guilherme Lieven e o assessor Teológico, P. Me. Alan Schulz explanaram sobre as estatísticas da IECLB, a partir das oportunidades e promoveram uma reflexão sobre a caminhada comunitária que se pretende seguir, já com foco na construção de um novo planejamento missionário sinodal.

“No Sínodo precisamos saber onde queremos chegar, ter o objetivo claro, o que queremos alcançar. Isso passa pelo nosso entendimento sobre o papel da comunidade e qual a sua importância no contexto em que está inserida. Cristo crucificado e ressurreto é o centro da fé comunitária. Nele está a razão e o alvo do nosso planejamento. Cristo é o ponto de partida da gestão que tem, pelo menos, três perspectivas: gestão ministerial, participativa e estratégica”, reforçou Schulz.

Lieven enalteceu o fato de que 32 comunidades, ou seja 40%, já fizeram seu planejamento missionário. Em todo o Sínodo, nas comunidades temos organizados 650 grupos, que têm um potencial de reunir até 15 mil pessoas ao mês. “As bençãos, dádivas, ações salvadoras de Deus e os nossos nós estão relacionados a esse enorme número de atividades – celebrações, cultos, encontros – estudos e formação. Somos Igreja de Jesus Cristo viva, pela ação de Deus através das atividades, serviços e ações que realizamos”, concluiu.

O Conselho Sinodal aprovou a criação do Fundo Vai e Vem para Missão e Diaconia, que tem como objetivo estimular as comunidades para ações que provoquem transformações na vida das pessoas e no contexto onde está inserida. Estes projetos precisam ter como eixo transversal a proposta missionária e diaconal da IECLB.

O Conselho Sinodal é formado pelos representantes das 33 paróquias, pastorais/setores de trabalho e representantes dos ministros e ministras. É o órgão deliberativo do Sínodo e acontecem quatro encontros por ano.
 


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 67416
COMUNICAÇÃO
+
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br