Conhecendo novos Ministros que chegam ao Sínodo - Diaconisa Carla Maria Abeling

18/03/2021

1
2
1 | 1
Ampliar

Nasci em Horizontina/RS no dia 11 de maio de 1967. Fui criada pela minha avó paterna e foi participando com ela na Igreja e nas atividades da comunidade que me senti vocacionada a trabalhar na seara do Senhor. Entrei para a Faculdades EST em 1987, na época havia somente o ministério pastoral. Devido a algumas dificuldades pessoais tranquei a matrícula em julho de 1991. Então comecei e me especializei em massoterapia com a ajuda de Charlotte Wangen. Trabalhei como massoterapeuta por 14 anos. Neste período conheci o pai da Débora, com o qual convivemos durante oito anos. Hoje a Débora mora em Padilha com seu esposo Anderson Peters. Ela trabalha no Laboratório Bom Pastor na Unimed em Taquara. Depois da separação, retornei à Faculdade em 2001. Aconselhada por um professor entrei pro Ministério Diaconal. As disciplinas feitas anteriormente foram validadas. Formei-me em dezembro de 2004.

Trabalhei no Lar Moriá como cuidadora de idosos. Neste período (2005) residi na CMD – Casa Matriz de Diaconisas em São Leopoldo e fiz estágio de um semestre em Viamão, Sínodo Rio dos Sinos, na Creche Bom Samaritano, com crianças. Após, Período Prático com Habilitação ao Ministério durante um ano – 2006, em Florianópolis - SC – Sínodo Centro-sul Catarinense, no GAD – Grupo de Ação Diaconal – Morro Santa Vitória, com crianças, visitação, jovens universitários e na comunidade no Bairro Trindade.

Entrei para a Irmandade na CMD em 15 de julho de 2007, quando fui ordenada.

Ministra Diaconal em funções Pastorais - fevereiro 2007 a dezembro 2010 em Balsas/ MA - Sínodo Brasil Central. Além das funções Pastorais prestei assistência a duas Escolas Infantis com crianças de três anos e meio a cinco anos. Uma no Bairro São Félix com 40 crianças e a outra no Bairro Setor Industrial com 80 crianças.

Gestora na Instituição Lar Padilha, unidade da ABEFI de Novo Hamburgo, de 10 de janeiro a 27 de maio de 2011 em Padilha/Taquara. Neste tempo também me coloquei à disposição prá auxiliar o Pastor local, Genésio Bobsin, em algumas celebrações quando necessário. Assim pude conhecer um pouco mais a realidade e alguns membros da Paróquia de Padilha.

Ministra Diaconal em funções pastorais de agosto 2011 até 21 de fevereiro de 2021 na Paróquia Guarani- pastorado 15 de novembro em Ubiretama - Sínodo Noroeste Riograndense. Paróquia composta por 16 Comunidades, no pastorado da 15 de Novembro atendia seis Comunidades rurais e mais um ponto de pregação em Cândido Godói. Essas Comunidades ficam nos municípios de Ubiretama e Cândido Godói. O meio de sustento dos membros é principalmente o trabalho na agricultura com o cultivo de soja, trigo e milho e na lida com o gado leiteiro. As outras 10 comunidades são atendidas pelo Pastor Ademir Schmechel.

De 01 de março de 2021, Ministra Diaconal em funções pastorais na Paróquia de Padilha em Taquara, Sínodo Nordeste Gaúcho.

Na atuação pastoral sempre segui a orientação do Evangelho de Jesus Cristo, tentando ser sal e luz do mundo. Esse é o princípio básico que tenho para o trabalho pastoral e, logicamente, para a vida. Por ter formação na área diaconal procuro também dar ênfase aos mais necessitados/as, olhando às pessoas assim como Jesus olhou e agindo assim como Jesus agiu. Nesse sentido, muitas experiências foram marcantes nos lugares onde trabalhei.

Quanto às minhas expectativas nesta nova Paróquia, são as melhores possíveis. Gosto de trabalhar na área rural, da simplicidade, da natureza. Por enquanto, devido a pandemia e para nos preservarmos, teremos que ter paciência e fé que as coisas vão melhorar e aí poderemos retornar às atividades com mais segurança, com os cuidados necessários e muita disposição para trabalhar na seara do Senhor.
 

COMUNICAÇÃO
+
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br