Conhecendo a Diaconia no Sínodo Nordeste Gaúcho Grupo Diaconia “Fé e Ação” - Rolante

Departamento da Paróquia de Rolante da IECLB está em funcionamento desde março de 2006.

14/07/2022

1 | 1
Ampliar

Entre os vários propósitos da existência deste grupo, está o envolvimento dos membros das diferentes comunidades que constituem a Paróquia, para prestar auxílio nas mais diferentes necessidades das pessoas sem considerar a questão do credo, como também em vários municípios próximos ou distantes por ocasião de calamidades. Em seu início, realizava suas reuniões no salão “Lar Juvenil” da Comunidade do Centro.

Entretanto, logo após o início das atividades, em conjunto com a Paróquia, construíram seu espaço localizado no pátio da casa pastoral, na sede da paróquia. Com o mesmo espírito de união, o Departamento e a Paróquia somaram esforços para aquisição de um veículo, para atender as demandas diaconais e as da Paróquia em uso compartilhado. Conta com coordenadora geral, a auxiliar, além da contribuição de várias senhoras e seus esposos que também se envolvem neste trabalho, especialmente quando ocorrem eventos de maior envergadura. Mantém atividade todas as quartas feiras durante o mês.

Além do trabalho Diaconal semanal, onde são atendidas comunidades/pessoas carentes, o grupo busca auxiliar lares de idosos, casas de passagem, escolas, creches, lares de crianças, famílias com necessidades momentâneas, estudantes da EST e tantos outros, não só da cidade, mas onde as necessidades existem.

O Grupo tem sua sede em uma região onde ocorrem tempestades severas e enchentes. Rolante é uma cidade com ocorrência de cheias, e por esse motivo, o Grupo da Diaconia Fé E Ação da Paróquia Evangélica de Rolante (IECLB) elaborou um plano estratégico para rápido atendimento de emergências decorrentes destes processos naturais. Sempre que ocorre algo desse gênero, é feito um plantão diário, onde são atendidas e socorridas todas as pessoas que se dirigem ao local.

O Grupo tem uma página no Facebook, onde é divulgado o trabalho. Também há a comunicação regular com as rádios comunitárias e instituições da cidade, como, por exemplo, o corpo de bombeiros. As pessoas atingidas são visitadas, é feito um cadastro das famílias, quantas pessoas adultas e quantas crianças e quais as primeiras necessidades. São levados alimentos, medicações, e os membros do Grupo se colocam à disposição das pessoas que buscam por auxílio.

Há, também, o grupo do WhatsApp “Colaboradores Da Diaconia”, formado por pessoas de várias localidades e de outras cidades; quando faltam móveis, ou o que quer que seja, é feita a solicitação no grupo e em menos de meia hora, as demandas já são atendidas. Não existe depósito, e por essa razão, o repasse é feito diretamente para a pessoa ou família a ser atendida. Constantemente, é feito contato com os outros grupos que atuam nessa área, e há muitos que apoiam nessas ocasiões, inclusive a assistência social da Prefeitura de Rolante.

Pessoas de várias localidades e de outros municípios fazem visitas nas casas das famílias atingidas, vendo se realmente estão precisando de algo e o que é mais urgente naquele momento. Tem funcionado muito bem, os integrantes são fantásticos no exercício da solidariedade, são todos voluntários, sempre se juntam mais e mais pessoas nessa causa, sem medir esforços, especialmente por ocasião destes eventos catastróficos.

Os recursos financeiros são oriundos das atividades do brechó, que acontece nas quartas-feiras no espaço da Diaconia e, durante o ano, nas diferentes comunidades. Nestas ocasiões, também são colocadas à venda peças de artesanato produzidas por diferentes colaboradoras e colaboradores que buscam assim contribuir financeiramente com a Diaconia.

Além destas atividades, o Grupo Diaconia “Fé e Ação” coloca como desafios a conquista de um espaço maior que permita receber as doações, realizar a triagem e armazenamento destes materiais, um espaço físico capaz de permitir a realização das atuais atividades e de outras que serão acrescidas ao rol já existente. Outra questão que está colocada é a perda com frequência de doações, especialmente móveis e outros equipamentos de um lar doados em endereços de outras cidades no entorno de Rolante e que são perdidos por falta de transporte. Assim, coloca o grupo a possibilidade de aquisição de um pequeno furgão ou similar para a realização deste transporte e para outras ocasiões, em que precisam procurar voluntários que possam realizar tal atividade.
 

COMUNICAÇÃO
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br