Luteranos em Contexto



ID: 2650

Luteranos de Iguatu/CE produzem Castelo Forte em baião

22/03/2021

 

O mais famoso hino de Lutero já foi modernizado de diversas formas mundo afora. Só faltava uma versão remoçada com o mais conhecido ritmo nordestino, o baião. Agora não falta mais! A tarefa foi realizada por um grupo de luteranos de Iguatu, no Ceará.

A cidade de Iguatu tem pouco mais de 100 mil habitantes e dista cerca de 400 quilômetros de Fortaleza, capital do Ceará. Liderado pela historiadora Jaquelini de Souza, aluna do doutorado em Teologia da Faculdades EST, surgiu na cidade um pequeno grupo luterano. 

Neste ano de 2021, Iguatu passou a ser o primeiro projeto apoiado pela Visão 5030, da Missão Zero, enviando o plantador Jeferson Lobo. O projeto de plantação tem como missão amar, cuidar e se conectar com as pessoas e a cidade.

Nesse sentido, de se conectar com a cultura da cidade, nasceu este projeto de dar à famosa música de Lutero uma versão em ritmo de baião. A gravação do grupo contempla vários ângulos e locações no município de Iguatu.

Em 1521, Martim Lutero foi convocado a comparecer à Dieta de Worms, onde defendeu seus escritos perante o imperador. Temeroso por sua vida, João Frederico, o príncipe da Saxônia, mandou “sequestrar” seu súdito a fim de defender sua vida. Lutero ficou escondido no Castelo de Wartburg, em Eisenach, por aproximadamente dez meses, onde trabalhou em várias obras, a principal na tradução do Novo Testamento para o alemão. Várias hipóteses apontam que, durante este tempo de reclusão no castelo, Lutero, inspirado no Salmo 46, teria composto o seu famoso “Ein Feste Burg ist unser Gott”.

Cinco séculos depois, o luteranismo chegou a Iguatu, terra de três dos maiores músicos brasileiros: o maestro Eleazar de Carvalho e os compositores Evaldo Gouveia e Humberto Teixeira, o “dotô do baião”.

Este Castelo Forte é uma adaptação para baião feita pela banda Ingroove, de Iguatu/CE, da versão “A Mighty Fortress”, da HeartSong Cedarville University. A interpretação é de Davi Lucena e a produção do clipe de Thiago Oliveira, integrantes do pequeno grupo luterano.

O clipe foi lançado no domingo, 21 de março, no aniversário de Johann Sebastian Bach, maior dos músicos luteranos, para mostrar que o projeto quer comunicar com a cultura da cidade, amante e produtora de grandes músicos.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br