Luteranos em Contexto



ID: 2650

Loci Theologici Tópicos Teológicos, de 1521: Edição crítica bilíngue, Latim e Português

Publicação

02/07/2018

 

Loci Theologici
Tópicos Teológicos, de 1521: Edição crítica bilíngue, Latim e Português

Esta é a primeira dogmática evangélica da história: as loci communes ou theologici - tópicos comens na teologia -, da autoria de Filipe Melanchthon (1497-1560), que configuram uma síntese dos assuntos teológicos mais relevantes. Foram publicados pela primeira vez em 1521. Essa é a versão que serviu como base da presente tradução e edição, magistralmente elaborada por Eduardo Gross. Trata-se de uma edição bilíngue, que permite à leitora e ao leitor conferir a correspondência entre o texto original em latim e a tradução em português.

Felipe Melanchthon foi professor de grego na Faculdade de Filosofia, em Wittenberg. Enquanto aprendeu teologia com Lutero, este aperfeiçoou seu grego com Melanchthon. É reconhecido como uma liderança significativa na Reforma.

Temos agora mais um subsídio para a compreensão de suas principais intuições, dirigido não apenas ao público luterano e protestante, mas a todas as pessoas que tenham interesse por razões de fé ou de intelecto no estudo da teologia da Reforma.

Editora Sinodal/EST
Categoria: Martim Lutero e luteranismo
16 x 23 cm
477 páginas

Sobre o autor
Philipp Schwarzerdt, chamado Melanchthon, nasceu em Bretten/Alemanha, no dia 16 de fevereiro de 1497. Estudioso da filosofia e das línguas clássicas, tornou-se professor de grego na Universidade de Wittenberg, onde foi colega e colaborador do Reformador Martim Lutero (1483-1546). Articulador afeito ao diálogo, Melanchthon foi autor da Confissão de Augsburgo (1530) e de sua Apologia. Chamado de praeceptor Germaniae (educador da Alemanha) por seus méritos na área da educação, destacou-se também na astronomia. Faleceu em 19 de abril de 1560, em Wittenberg.

Sobre o editor e tradutor
Eduardo Gross é bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia (1989) e doutor em Teologia, sob orientação do prof. Dr. Walter Altmann, na área de concentração em Teologia e História, pela Escola Superior de Teologia (1997), tendo estudado durante o doutorado também na Lutheran School of Theology at Chicago, sob orientação do prof. Dr. Vitor Westhelle. Desde 1998 atua como docente e pesquisador na área de Filosofia da Religião na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), onde é professor titular. Atua no Instituto de Ciências Humanas, nas graduações do Bacharelado Interinstitucional em Ciências Humanas e de Ciência da Religião; na pós-graduação, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, do qual já foi coordenador, e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Também atua como colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br