Comissão COVID se reúne

25/06/2020

Na noite da terça-feira, 23 de junho, a Comissão que acompanha a situação da atual pandemia e seus reflexos em âmbito do Sínodo Nordeste Gaúcho, se reuniu para avaliar o momento. Conforme constatações os casos de infecção por coronavírus estão aumentando em todas as regiões nos últimos dias. Por essas razões as pessoas precisam redobrar os cuidados.
Questiona-se sobre a possibilidade de voltar aos cultos e demais atividades, no entanto, analisando o número crescente de casos, vê-se essa possibilidade com muitas restrições.
Há uma preocupação muito grande com os contágios que podem acontecer a partir de eventos nas comunidades, tais como cultos e reuniões presenciais com maior número de pessoas, em espaços fechados e com pouca ventilação.
Qualquer ambiente que seja fechado, tenha uma circulação de ar ruim e alta densidade de pessoas, é tido um ambiente com alto risco de contaminação.
Confrontamo-nos com diversas perguntas, tais como:
- Muitas atividades online estão sendo realizadas e materiais em formato digital são oferecidos. Entretanto, há pessoas que não têm acesso à Internet e não podem participar de atividades online. Como acompanhar pastoralmente estas pessoas?
- Há diferenças regionais em nosso sínodo e talvez pudéssemos retomar as atividades nas regiões onde o número de casos de Covid-19 é baixo. Mas quem garante que não há possibilidade de deslocamento do vírus e risco de contágio?
- Temos condições de cumprir com todas as medidas de segurança sanitária indicadas pelos decretos que flexibilizam as restrições?
- Excluiremos as pessoas de grupos de risco dos encontros presenciais? E como seria feito o controle?
Até o momento as medidas restritivas foram decisivas para atenuar o avanço e os efeitos da pandemia. Considerando que o número de casos continua crescendo, que a capacidade de testagem é limitada, que há subnotificação de casos e mortes por Covid-19, que a nossa estrutura hospitalar é frágil e não há tratamento 100% eficaz, a alternativa mais prudente e responsável no momento é manter a suspensão por mais um período. O critério fundamental que seguimos é o cuidado com a vida.
Mais informações serão acolhidas e analisadas e nos próximos dias a Direção do Sínodo emitirá novo parecer.
 

COMUNICAÇÃO
+
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br