Sínodo Centro-Sul Catarinense



Rua Ivo Reis Montenegro , 126 - Itaguaçu
CEP 88085-600 - Florianópolis /SC - Brasil
Telefone(s): (48) 3249-0887 | (48) 9996-32093 | (48) 3249-0887
sinodo@centrosulcatarinense.com.br
ID: 7

Centro-Sul Catarinense realiza sua XXIV Assembleia

Assembleia ocorreu, pela primeira vez, em plataforma virtual

01/08/2020

Capa Relatório Sínodo
Aseembleia Sinodal 2020 (1-7)
Aseembleia Sinodal 2020 (2-7)
Aseembleia Sinodal 2020 (3-7)
Aseembleia Sinodal 2020 (4-7)
Aseembleia Sinodal 2020 (5-7)
Aseembleia Sinodal 2020 (6-7)
Aseembleia Sinodal 2020 (7-7)
1 | 1
Ampliar

“Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus que atua tudo em todos.” 1 Co 12.5-6

Com estas palavras bíblicas fomos saudados pelo presidente da assembleia sinodal, Sr. Rubens Ribeiro, da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de São José, SC, que declarou aberta a XXIV Assembleia Sinodal do Sínodo Centro-Sul Catarinense. O tema norteador deste ano foi – Sacerdócio Geral de todos os Crentes: É possível em tempos de isolamento social?

A Assembleia deste ano aconteceu na modalidade eletrônica, através do aplicativo Zoom, devido a pandemia do COVID–19. Tivemos a participação especial da pastora presidente da IECLB, Pastora Silvia Beatriz Genz, que em sua mensagem abordou o tema do exercício do Sacerdócio Geral de todas as pessoas batizadas, em tempos de isolamento social, fundamentada no tema do ano da IECLB – Viver o Batismo.

Como parte do culto, os regentes de corais das comunidades e paróquias se organizaram e gravaram um vídeo com a canção Descansarei que em sua letra nos lembra que mesmo em meio às lutas e adversidades da vida nós podemos confiar e descansar em Deus. Assista aqui.

Fomos encorajados na pregação a nos engajarmos a um testemunho claro e sincero do evangelho, a partir da vida cotidiana. Nosso viver em sociedade, nosso ofício e nosso agir em favor da criação materializam a mensagem ouvida e encarnada no viver comunitário.

Diante dos tempos de medo e desespero, causados pela pandemia que atravessamos, estamos sendo desafiados a nos reinventarmos enquanto igreja. Há de parte da IECLB, enquanto presidência, o reconhecimento do esforço das comunidades para que o evangelho continuasse sendo pregado, como também a consciência do amplo desafio de continuarmos sendo igreja no futuro desconhecido.

Atravessamos um momento de dificuldade social. Pessoas perderam seus empregos, pessoas enlutadas, sofrendo o temor da pandemia e tantas outras passando necessidades materiais, emocionais e espirituais. Também a igreja foi afetada no aspecto financeiro. Desafios latentes nos movimentam para a solidariedade e para o agir responsável com as finanças em todos os níveis do trabalho missionário.

Com o advento da pandemia, as atividades no âmbito do Sínodo sofreram alterações. A partir dos relatórios apresentados entendemos que a missão de Deus através das comunidades não deixou de acontecer. Houve a migração para as vias eletrônicas e a readequação financeira em todos os segmentos. O momento histórico que estamos vivendo nos trouxe desafios, mas também grandes ensinamentos. Estamos aprendendo a usar as novas tecnologias para a missão da igreja e não será mais possível abrir mão dessas ferramentas na continuidade dos trabalhos.

Visando dinamizar a assembleia, o relatório do Pastor Sinodal Joel Schlemper foi elaborado em formato de vídeo, que pode ser assistido em nosso canal no YouTube.

Em sequência à assembleia ordinária, também foi realizada a assembleia extraordinária com vistas a registrar a alteração Estatutária ocorrida em 2018, mas que em função de atrasos na homologação não pôde ser registrada pelo cartório.

Contamos com a participação de 162 pessoas, cerca de 80% das pessoas que compoem a Assembleia, que participaram direto de suas casas ou se reuniram em pequenos grupos em suas paróquias. Também estiveram presentes o Pastor Sinodal e Presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Mato Grosso, para aprendermos juntos como fazer uma assembleia on-line.

Saímos desta Assembleia Sinodal com a certeza de que a missão pertence a Deus. Ele próprio se incumbe de reunir sua comunidade e através dela espalhar sinais do seu Reino neste mundo. Somos convidados a buscar nele sabedoria e discernimento para a forma do ser igreja durante e após este delicado período. Continuamos entendendo que sua palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Sl 119.105) e que cuidará da sua igreja em missão neste mundo.

Ao final, foram muitas manifestações relatando o sucesso deste formato, inclusive com o pedido de que o mesmo possa ser replicado nos próximos anos.


Autor(a): Paulo Ricardo Koterba
Âmbito: IECLB / Sinodo: Centro-Sul Catarinense
ID: 58169

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br