Centro Social Heliodor Hesse



Rua Almirante Tamandaré , 570
CEP 09040-040 - Santo André /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 4436-0497
ID: 2285

Núcleo de Psicotraumatologia do ABCD/SP

28/02/2020

CSHH
CSHH 2
CSHH 3
CSHH 4
CSHH 5
1 | 1
Ampliar

     A criação do Núcleo de Psicotraumatologia do ABCD, em 19 de fevereiro de 2020, pela Assembleia Geral Ordinária do Centro Social Heliodor Hesse – CSHH, amplia o repertório de atividades diaconais e torna o CSHH, predominantemente de Assistência Social, com característica ainda mais híbrida.
     A criação do núcleo é uma consequência da parceria Wings of Hope – Alemanha e Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. Por intermédio dessa parceria, foi realizado no Brasil, entre 2015 a 2017,  o primeiro Curso de Formação em Psicotraumatologia – Modelo KReST, voltado para o corpo, para os recursos e para o sistema.
     A Psicotraumatologia é uma abordagem nova no Brasil e inédita na maioria das regiões de nosso país. Existem diferentes escolas de ensino e pesquisa pelo mundo, criadas para cuidar da prevenção e das consequências da violência causadas por situações de guerra. Além da Bósnia, El Salvador, Palestina e Iraque, o Brasil foi contemplado em virtude da traumatizante situação de violência ainda existente por aqui.
     Parte da equipe do CSHH teve o privilégio de fazer a formação com professores e professoras da Alemanha e da Holanda. Todo o trabalho do CSHH se qualificou com isso. Outra parte da equipe foi contemplada, em 2019, com uma formação em TRE – Técnica de Redução de Estresse, coordenado pela IECLB e realizado na Grande Porto Alegre.
     Os conhecimentos de Psicotraumatologia – Modelo KReST e também de TRE abrem novos horizontes para o CSHH. É importante que outras pessoas tenham acesso a esses conhecimentos, a fim de poderem utilizá-los em sua vida pessoal e profissional.  Por isso, no Planejamento Estratégico do ano passado foi elaborado um Plano de Ação em Traumaconsultoria para 2020. Esse plano visa realizar workshops e oficinas para profissionais da Assistência social, da Saúde, da Educação e para a comunidade em geral, articulados ao contexto do jubileu de 50 anos da Paróquia do ABCD e do CSHH. As pessoas interessadas em participar poderão acompanhar as informações via canais de comunicação, como Instagram, Facebook e outros, bem como visitando o site www.cshh.org.br.

 

Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br