Celebração de Jubileus



ID: 2880

IECLB Goiânia: Lançando Sementes há 30 anos

13/03/2022

LOGO IECLB Goiânia.
20.
19.
18
17
16
15
14
13
12
11
10
9
8
7
6
5
4
3
2
1
1 | 1
Ampliar

Caiu em boa terra e deu fruto Mt 13.8.


Com este lema bíblico celebramos o aniversário de trinta anos da fundação da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Goiânia, neste último dia 13 de março. Com ampla participação da comunidade e com a participação especial de muitos ministros e ministras que fazem parte desta história, recordamos com gratidão e celebramos as boas sementes que foram e que continuam a ser lançadas neste trabalho no centro do Brasil. É certo que a história missionária desta comunidade remonta a alguns anos antes, à década de 1980, com a atuação do P. Johannes Schlupp e com luteranos e luteranas que se organizaram para viver em comunidade neste contexto migratório, em que muitas pessoas sentiam necessidade de um espaço para a vivência da sua fé. Quando o Pastor Johannes faleceu, em um trágico acidente de carro, em 1991, a comunidade não deixou de receber atendimento pastoral do P. Dieterico Krause, conhecido por sua atuação missionária neste Sínodo Brasil Central. Foi este mesmo Pastor Dieterico, que aos 82 anos fez questão de estar presente em nosso culto de celebração dos 30 anos, que conduziu a Assembleia de criação da comunidade de Goiânia, em março de 1992.

Desde então, as sementes foram lançadas por muitas pessoas que fizeram parte desta história, lideranças comunitárias comprometidas e orientadas por ministros e ministras que se dedicaram para que as sementes plantadas fossem regadas e crescessem. Alguns destes estiveram presentes em nossa celebração: Pastor Gerwin Rooch, primeiro pároco da comunidade, Pastora Ivoni Richter Reimer e Pastor Haroldo Reimer, que atuaram muitos anos como ministros voluntários, Pastora Sinodal Patrícia Bauer, que atendeu à comunidade por 9 anos, Diácona Débora Krause, que muito auxilia a comunidade na sua atuação no sínodo. A comunidade é ainda acompanhada pastoralmente pela Pastora voluntária Soliana Schneider, no momento comprometida com nosso culto infantil e trabalho com mulheres. O culto foi ministrado em conjunto, mediado pelo atual pároco da Comunidade, Pastor Felipe Koch Buttelli. A vivacidade da comunidade mostra que, das boas sementes da Palavra de Deus lançadas neste solo fértil do cerrado, muitas deram o fruto esperado do amor. Amor pela igreja de Jesus Cristo, amor pela IECLB e amor pela comunidade, vivido nas famílias e no âmbito da sociedade goiana. Uma comunidade que cresce, apesar das dificuldades, e floresce quando parece mais improvável. Lembra até o florescer do Ipê, árvore símbolo deste cerrado, que floresce no mais alto período da seca, trazendo a esperança de que as boas sementes, semeadas em solo fértil, não decepcionam. Assim a comunidade cresceu, mudou-se algumas vezes até chegar em sua atual sede e templo, tendo também atuação em Alexânia e, por muito tempo, em Anápolis.

Nos anos recentes, passamos por alguns desafios. Passamos por um ano sem ministro ou ministra instalada no Campo de Atividade Ministerial e, posteriormente, como toda nossa igreja, fomos surpreendidos pela pandemia, justamente quando a comunidade recebera o envio de seu atual ministro. Pareceu um tempo de seca, como é comum neste bioma do cerrado. Para nossa alegria e esperança, as flores do Ipê sempre retornam nos tempos mais improváveis, quando a chuva ainda não dá seus sinais. E nesta celebração de aniversário retomamos nossa atividade presencial e pudemos ver uma comunidade forte, viva e renovada, que permaneceu firme e atuante, apesar dos tempos difíceis. Com aproximadamente 130 membros, muitos jovens e crianças, famílias comprometidas, lançamos a nova logomarca da comunidade, alusiva aos trinta anos, bem como o livro, escrito pelo Pastor Gerwin Rooch, contando as crônicas da Comunidade de Goiânia nos primeiros anos de sua atuação pastoral.

Nesse tempo especial podemos exercitar a gratidão. Por todas as lideranças e pessoas que participam e colaboram com a igreja, em especial, com esta comunidade. Agradecemos à IECLB, que não deixa de apoiar e de acreditar na importância deste trabalho missionário na capital de Goiás, no centro do Brasil. E pedimos a Deus, com um olhar para o futuro, que continue nos dando suas sementes, através da sua Palavra e de seu Espírito, para que estas tantas pessoas comprometidas possam continuar semeando. Sabemos que podemos confiar que elas continuarão dando seus frutos, porque olhando para o nosso passado, pudemos perceber como Deus foi gracioso com esta comunidade. Nós permanecemos com este compromisso: vamos ser comunidade que prepara o solo, lança sementes rega e cuida, e que se deixa enfeitar pelos frutos abençoados do amor de Deus.

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
REDE DE RECURSOS
+
Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br